TABAGISMO

CCOM / quarta-feira, 7 junho , 2017

Usuários do tabagismo participaram na última terça-feira (6) de um encontro no posto de saúde do povoado Torrões. A ação faz parte do Programa de Controle de Tabagismo no município de Picos.

Durante o encontro, foram realizadas palestras com ex-usuários do tabagismo.

Usuários do Programa de Controle de Tabagismo participam de encontro no povoado Torrões- Foto: Marta Soares

Segundo a coordenadora de Controle de Tabagismo no município, Micherla de Brito Almeida, três pessoas do povoado Torrões deixaram de fumar após integrar ao programa. “Inicialmente conduzimos os trabalhos com seis pessoas que recebem a terapia medicamentosa”, completou.

A dona de casa Maria Arlete Buenos Aires, que é ex-fumante, afirmou que foi um desafio deixar de fumar. “Não foi fácil, mas eu tinha o sonho de deixar de fumar e hoje está com sete meses que deixei o vício e só tenho que agradecer a Deus e aos medicamentos”, pontuou.

Dona de casa Maria Arlete Buenos Aires- Foto: Marta Soares

O Tratamento

De acordo com Micherla, o tratamento tem o período de três meses, sendo que no primeiro mês o paciente é acompanhado pela coordenação e também por toda e equipe de Estratégia de Saúde da Família, como nutricionista, fisioterapeuta, enfermeiro, médico, dentista e outros profissionais da saúde.

Medicamentos – Foto: Marta Soares

O Programa

O Programa funciona nas Unidades Básicas de Saúde – UBS e forma grupos de fumantes, que são acompanhados por uma equipe multidisciplinar na busca do fim do vício.  Cada equipe é formada por médico, enfermeiro, farmacêutico, odontólogo, educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, nutricionista e assistente social. Os grupos são formados com 10 fumantes que se reúnem inicialmente uma vez por semana, depois duas vezes a cada quinze dias, posteriormente em uma ocasião por mês e, por fim, uma vez por semestre. São quatro etapas de um trabalho que vai desde a orientação, o aconselhamento, até a conscientização sobre o perigo que o cigarro oferece. Além das oficinas, há orientações particulares e a oferta de medicamentos inibidores do desejo de consumo e antidepressivos.