SaLiVaG 2017

Academia Municipal Estudantil de Letras é fundada e cinquenta alunos da rede municipal tomam posse nesta tarde

CCOM / domingo, 17 setembro , 2017

A Secretaria Municipal de Educação de Picos, em parceria com a ALERP (Academia de Letras de Picos) e o Instituto Monsenhor Hipólito, realizou na tarde deste domingo (17), a solenidade de fundação da academia Municipal Estudantil de Letras – AMEL e dá posse aos primeiros cinquenta alunos a integrarem a academia.

A solenidade aconteceu durante o SaLiVaG, no auditório montado do Estádio Municipal Senador Helvídio Nunes de Barros e contou com a presença dos alunos, professores, coordenadores, autoridades e familiares, além do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, a secretária de educação, Rosilene Monteiro e participantes do SaLiVaG.

Foram apresentadas ao público as cinco primeiras escolas municipais a dar início ao projeto: Escola Municipal Borges de Sousa, E. M. Timóteo Borges, E. M. Padre Madeira, E. M. Tia Celeste e E. M. João de Moura.

De acordo com Rosilene Monteiro, o objetivo da criação desse projeto, é fomentar o hábito da leitura nas escolas: “Nós já fomentamos a leitura e a escrita nas escolas, mas sentimos a necessidade e ampliar. Apenas cinco estão iniciando o projeto, mas outras serão acrescentadas no decorrer do tempo. Nossa missão é primar pela qualidade e não pela quantidade.

O projeto foi fomentado pelo Instituto Monsenhor Hipólito, que já possui a Academia de Letras Infantojuvenil Ir. Maria Helena Matias. Os professores de língua portuguesa, religião e artes, ajudaram na seleção dos alunos, onde o requisito para ingressar eram, além de outros, boas notas e gosto pela leitura.

“Foram escolhidos dez alunos de cada escola para ocuparem essas cadeiras oficiais e outros dez para o Amigo da Leitura. Quando esses alunos que atualmente ocupam as cadeiras saírem das escolas quem assume é o Amigo da Leitura”, informou Rosilene Monteiro.

De acordo com a secretária, o Instituto Monsenhor Hipólito tem experiência positiva com o projeto e está contribuindo na implantação da Academia Municipal.

O estudante Felipão Brandão, de 12 anos, da Escola Municipal Tia Celeste, fala com orgulho da satisfação de fazer parte da AMEL. “Tenho muito orgulho de participar e representar minha escola. E o que eu digo para meus colegas que não conseguiram participar é que se esforcem, leiam e incentivem outras pessoas a lerem”, pontuou o estudante.

O prefeito Pe. Walmir Lima se emocionou diversas vezes durante a solenidade e afirmou que se sente feliz e honrado de fazer parte de todo este processo. Ele ainda sugeriu que seja acrescentado o nome de Picos na academia: “Antes de falar sobre a academia, quero sugerir que ela se chame AMELP ou AMELPI, de forma que as pessoas saibam que estas academias são da cidade de Picos. Somos pioneiros ao lado do IMH e me deixa feliz saber que contribuo com a educação e com a formação destes garotos e garotas. A Secretaria de Educação vem proporcionando melhorias na educação e despertando o desejo pela leitura”, disse ele.

Para incentivar os estudantes a desenvolverem o gosto pela leitura. A Secretaria de Educação, disponibiliza durante o SaLiVaG o Cheque Livro, onde ao todo, R$ 12 mil reais serão empregados na aquisição de livros pelos estudantes.

Por: Jucelma Sales – Revisão: Marta Soares / Fotos: Marta Soares e José Maria Barros