Tombamento Patrimonial

Prefeitura vai realizar tombamento do patrimônio do Município de Picos

A ação tem por objetivo adequar o sistema patrimonial do município ao sistema internacional.

A reunião apresentou o plano de ação para o Prefeito Gil Paraibano (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / quarta-feira, 15 junho , 2022

Por: Jackelany Vasconcelos

Em concordância com o Governo do Federal, a Prefeitura de Picos, através da Secretaria de Administração, vai realizar o tombamento do patrimônio do Município. Com isso, na manhã desta quarta-feira (15), foi apresentado ao prefeito Gil Marques de Medeiros, o projeto de tombamento, em que o mesmo acenou positivamente a esta ação.

O tombamento de patrimônio consiste em um conjunto de ações realizadas pelo poder público, com o objetivo de preservar, por meio de uma legislação específica, bens seja de valor histórico, cultural e arquitetônico.

De acordo com o Secretário de Administração, Gabriel Gomes, essa medida é uma exigência do Governo Federal, que consiste em uma adequação do sistema patrimonial com o sistema internacional, e para que isso seja feito, é necessário a conciliação dos bens patrimoniais para com os bens cadastrados no imobiliário da contabilidade.

Gabriel Gomes explicou ainda acerca do procedimento desse tombamento. “Para nós fazer este serviço, estamos seguindo a orientação da Fiore, que é a empresa responsável pelo software de contabilidade da Prefeitura e administração de folha e patrimônio, e nós pegamos a Live que foi proferida pelo país em forma de podcast, e estamos apresentando e analisando essa Live, como também treinando o pessoal daqui, e eu estou apenas mediando, pois, esse treinamento é registrado em nome da Fiore”, conta Gabriel Gomes.

Secretário de Administração, Gabriel Gomes (Foto: Isael Pereira)

O Secretário explica que será formada uma comissão inventariante da Prefeitura, onde terá integrantes da Saúde e Educação. “Essas condições vão para o campo para realizar o levantamento dos bens, etiquetagem e controle, para lançar no sistema, pois no momento que lança no sistema, ele automaticamente transporta isso para a contabilidade, e aí é a segunda etapa, e onde a gente parar ela vai continuar, esse é o processo, é muito demorado, vai ter continuidade, uma vez que começou, não pode mais parar, porque todo ano vamos ter que fazer uma reavaliação e em quatro em quatro ano tem que ser feito uma recontagem de tudo, e isso está nas leis”, explicou o Secretário de Administração.

Vale ressaltar ainda que essa ação é realizada em conjunto com as outras pastas do Município, com isso, o Secretário ressaltou ainda que em primeiro momento a equipe parceira neste processo é a Contabilidade, depois vem a Secretaria de Finanças que pode estar dando suporte ao que diz respeito a reavaliação ou a definir os valores dos imóveis da Prefeitura, e em terceiro lugar, a Procuradoria, que entra com o auxílio a respeito das questões jurídicas.

Prefeito Gil Paraibano aprovou as ações sobre o tombamento patrimonial (Foto: Isael Pereira)

Veja mais fotos!

Acompanhe a entrevista na íntegra!