Agricultura

Aração de terras já beneficiou mais de 500 famílias da zona rural

CCOM / terça-feira, 18 fevereiro , 2020

 

Roberto Oliveira

 

A aração de terras da zona rural de Picos atendeu mais de 500 famílias de pequenos agricultores até o momento. A iniciativa da prefeitura de Picos, em conjunto com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento, visa fomentar as práticas agrícolas da região que envolve o município.

 

Mais de 500 famílias já foram beneficiadas

 

Mais de 500 famílias já foram beneficiadas

 

“Nossa grande proposta, além atender o maior número possível de agricultores ligados à agricultura familiar, está centrada em promover o desenvolvimento econômico e social das regiões beneficiadas”, explica Aurino Guimarães, secretário de agricultura local.

 

Agricultor é livre de custos

 

 

Agricultor é livre de custos

 

Desenvolvido ao longo do ano, o trabalho de ração de terras intensifica-se na época de inverno, período das chuvas. Para acontecer, o município disponibiliza 2 horas de aração para cada produtor cadastrado.

Valorização do homem do campo          

Para Aurino Guimarães a aração de terras é um incentivo que gera fatores importantes para o produtor rural, pois gera benéficos tais como econômico e desenvolvimento social.

 

Toda zona rural está sendo atendida

 

Afirma Aurino Guimarães que do lado econômico, o incentivo gera economia para o produtor, já que uma hora de trator poder chegar até 120 reais. Do lado social, assegura o gestor, que a iniciativa busca a valorização do homem do campo.

 

Toda zona rural está sendo atendida

 

“É um incentivo muito importante. Uma hora de trator é cara e às vezes, fica inviável para alguns agricultores. De outro modo, com sua terra aradada e produzindo, ele vai se desenvolver socialmente melhor, pois pode produzir na sua terra”, analisa o gestor.

Manutenção do equipamento

O secretário Aunrino Guimarães ressalta que a sua gestão, em alinhamento com o prefeito Pe. Walmir Lima, dispensa total acompanhamento técnico, quando da manutenção dos equipamentos que fazem a aração, ou seja, a manutenção de toda maquinária envolvida.

 

Aurino Guimarães acompanha manutenção da frota no campo

 

Aurino Guimarães acompanha manutenção da frota no campo

 

Uma frota de tratores está espalhada pela zona rural nas localidades cadastradas. Cada agricultor tem seu pedaço de chão aradado até o final.

 

Toda zona rural está sendo atendida

 

Nesse sentido, problemas mecânicos podem ocorrer. Para evitar que o trabalho de aração das terras cadastradas seja interrompido, o secretário Aurino Guimarães reforçou sua equipe de operadores e mecânicos, visando otimizar o serviço sem prejuízos para nenhum dos lados.

 

Toda zona rural está sendo atendida

 

“A manutenção preventiva é fundamental. Nossa gestão sempre teve essa preocupação. E o Pe. Walmir sempre nos deu suporte necessário. Quero agradecer a equipe de mecânicos, tratoristas e engenheiros agrônomos na realização desse trabalho”, agradece.