Garantia-Safra

Coordenador da Secretaria de Agricultura de Picos fala do benefício Garantia-Safra

CCOM / quinta-feira, 11 março , 2021

Roberto Oliveira

O Garantia-Safra é uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (PRONAF), que tem como objetivo garantir condições mínimas de sobrevivência aos agricultores familiares de Municípios sistematicamente sujeitos a perda severa de safra por razão do fenômeno da estiagem ou excesso hídrico.

No mês de fevereiro deste ano de 2021, o Governo Federal antecipou o pagamento do benefício Garantia-Safra aos agricultores que aderiram na safra 2019/2020, num total de R$ 74 milhões.

Os benefícios são disponibilizados aos agricultores cadastrados dos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. O pagamento do benefício foi antecipado por conta da Pandemia da Covid-19. Cada agricultor receberá o valor integral em parcela única de R$ 850.

Têm direito ao Garantia-Safra, agricultores com renda mensal de até 1 salário mínimo e meio, quando tiverem perdas de produção em seus municípios igual ou superior a 50%. O mesmo é disponibilizado obedecendo o calendário de pagamento de benefícios sociais.

Para participar do Garantia-Safra, o agricultor deve fazer sua inscrição junto ao EMATER de seu estado. Deve ainda, ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP).

Em Picos, os boletos referentes ao Garantia-Safra foram entregues de forma simbólica pelo prefeito Gil Marques de Medeiros, o Secretário de Agricultura de Picos, João Paulo, e o Coordenador de Agricultura, Jânio Marques, além de representantes de sindicatos rurais e emater.

Jânio Marques, Coordenador da Secretaria de Agricultura de Picos.

“Por conta da Pandemia, fizemos a entrega simbólica dos boletos juntamente com o nosso prefeito Gil Marques de Medeiros, o Secretário de Agricultura de Picos, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos e Emater. A entrega aconteceu no mês de janeiro deste ano”, explica Jânio Marques, Coordenador da Secretaria de Agricultura de Picos.

O boleto físico foi entregue nas residências dos agricultores. Após o recebimento do mesmo, o agricultor teve até o dia 30 de janeiro para quitar e receber seu benefício. Segundo Jânio Marques, o Governo Federal decide a data de crédito de cada agricultor beneficiado junto ao referido programa.