Equipe de abastecimento elimina desvios de água em comunidade rural

CCOM / segunda-feira, 23 setembro , 2019

Roberto Oliveira

A equipe de coordenação de abastecimento d’água do município fez vistorias para detectar casos de desvio de água na localidade Lagoa dos Félix, zona rural picoense. As ações acontecem de maneira coordenada, assim como por meio de denúncias de pessoas prejudicadas.

Momento do corte de água desviada

“Após as denúncias, nós fazemos vistorias e se constatadas irregularidades (‘gatos’), eliminamos por meio de cortes. Onde tiver água desviada nós vamos eliminar”, garante o fiscal Everadlo Carvalho.

Obstáculos

A Secretaria de Agricultura mantém extensa rede de abastecimento de água nas comunidades rurais do município. O objetivo é atender às necessidades das localidades mais distantes, onde o referido líquido é escasso.

Desvios prejudicam outros moradores

Nesse sentido, a estiagem, aliada aos desvios constantes são os principais obstáculos para a garantia de abastecimento de água em toda a rede da zona rural, fato que gera transtornos para a grande maioria dos usuários diretamente envolvidos.

Equipe vasculha propriedade em busca de gatos

Diante disso, a equipe de abastecimento realiza rotineiramente, inspeções para detectar e eliminar qualquer forma de desvio de água potável. As ações pretendem garantir que a água seja exclusivamente destinada para o consumo humano.

Gato encontrado e eliminado

“A água é exclusiva para o consumo humano. Não permitimos que usuários a utilizem para lavoura, encher tanques e demais fins que não seja para uso doméstico”, assegura Kanope Alves, coordenador.

Agradecimento

Após denúncias, na manhã e tarde da última sexta-feira, a equipe fez visitas à comunidade Lagoa dos Felix e constatou irregularidades em algumas residenciais. As informações foram dadas pelos próprios moradores, sobretudo os prejudicados pelos desvios.

Em várias casas da referida localidade, moradores utilizavam água para irrigação e plantios diversos, até mesmo para o enchimento de reservatório para criação de peixe, os quais prejudicavam diretamente usuários vizinhos.

Agricultora abre torneira com água após cortes dos gatos

“Antes da equipe chegar, não tínhamos água. Agora temos. Não é justo a gente não ter água e outros encher tanque de peixe. Com os cortes, temos água para viver”, agradece a agricultora Maria Coelho.

Já o agricultor Antônio Neto é cuidador do poço da referida localidade. Ele conta que mesmo na condição de cuidador do poço, sofre com os desvios constantes de outros usuários vizinhos.

“Eu moro em frente ao poço, mas a partir das 9 horas a água fica muito fraca. E isso é todo dia. Tem que cortar esses desvios e garantir água para todos”, avalia.

Equipe atua diariamente e busca de irregularidades

A equipe de abastecimento de água do município picoense é formada por um coordenador geral, um fiscal, um encanador e um eletrotécnico. O trabalho de manutenção e fiscalização das comunidades rural e urbana acontece diariamente, visando garantir que os usuários possam ter água em suas torneiras.