Geração de renda

Projeto de revitalização da cultura da mandioca propõe geração de renda para comunidades

CCOM / sexta-feira, 15 março , 2019

A prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, está elaborando projeto de revitalização da mandioca na localidade Chapada do Mocambo.

Os beneficiados pelo referido projeto são os agricultores que estarão diretamente inseridos. São famílias de baixa renda que residem no local e estão devidamente cadastradas. Segundo explica a presidente da Associação de Pequenos Produtores de Chapada do Mocambo, Maria Francisca da Sila, o projeto é um alento para a região, pois trará renda para os produtores.

Maria Francisca da Sila, presidente da Associação de Pequenos Produtores de Chapada do Mocambo.

“Esse projeto representa a salvação da cultura da mandioca pois a mesma está quase extinta e agora ponderemos recomeçar e manter essa cultura, além de nos trazer renda”, comenta a agricultora.

O referido projeto inicialmente irá beneficiar pelo menos 52 famílias ligadas à Agricultura Familiar. Porém, segundo informa Maria Francisca, dependendo da eficácia do projeto, toda a localidade Chapada do Mocambo poderá ser inserida.

Recursos

Os recursos para a execução da revitalização da mandioca são oriundos de fundo perdido, ou seja, quando Governo Federal ou Instituições Privadas literalmente dão dinheiro para empresas ou pessoas físicas sem que seja necessário que haja a devolução do recurso.  O referido projeto está  sob  análise do Banco do Brasil, parceiro direto do projeto, além da prefeitura de Picos.

“O projeto está sendo analisado pelo Banco do Brasil e estamos esperando retorno. Creio que será de grande valia para nós da chapada do Mocambo”, avalia Maria Francisca.

Projeto na prática

Na prática, o projeto de revitalização da cultura da mandioca será oferecido àquelas famílias inseridas na Agricultura Familiar. Será perfurado um poço para a comunidade, além da construção de uma casa de farinha. Para o escoamento da produção, será disponibilizado um caminhão que fará o transporte daquilo que for produzido pela comunidade. Diga-se que tais benefícios serão de âmbito coletivo.

Plantio de mandioca em Chapada do Mocambo

Já para os aspectos técnicos, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, irá disponibilizar um técnico para coordenar e orientar todo o processo de plantio da mandioca e seu devido escoamento.

Plantio de mandioca em Chapada do Mocambo

“Aprovado o projeto, a Associação de Produtores Rurais de Chapada do Mocambo irá se reunir e fazer planejando de como será o gerenciamento do mesmo. São mais de 130 associados, e nós poderemos trazer mais pessoas”, avalia.

Incentivadores do projeto

“O secretário Dudé é praticamente o criador do projeto. Ele nos assegurou que aprovado o projeto, nos dará total apoio por meio da Prefeitura. Portanto, o Dudé tem nos conduzido de forma muito positiva e estamos esperando que o projeto seja de fato aprovado pelo Banco do Brasil, para que possamos começar a produzir e melhorar nossa renda pela cultura da mandioca”, acredita.

O projeto de revitalização da mandioca é um projeto audacioso e que pretende dois objetivos distintos e paralelos, onde um, buscará o renascimento da cultura da mandioca, e o outro busca a geração de renda para as famílias do lugar.

“Acredito que sim. Quando na prática, a cultura da mandioca trará dividendos para a chapada do Mocambo. As famílias envolvidas terão a possiblidade de melhorar sua renda. O outro patamar é de que a cultura da mandioca, que está quase morta na região, poderá renascer. E isso é muito bom, pois manteremos tradições antigas”, acredita José Venâncio.