Agricultura

Secretaria de Agricultura orienta comunidades rurais sobre o uso da água potável

CCOM / quarta-feira, 18 setembro , 2019

Roberto Oliveira

 

Equipes da Coordenação de Abastecimento de Água de Picos organizam reuniões de orientação quanto ao uso correto da água na zona rural do município. Tais localidades integram complexa rede de abastecimento de água potável.

 

Reuniões acontecem por toda zona rural

 

Comunidades são orientadas quanto ao racionamento, irregularidades, dúvidas e sugestões

 

As ações de abastecimento de água integram projetos do prefeito Pe. Walmir Lima em conjunto com a secretaria de agricultura local, onde o objetivo é manter comunidades distantes abastecidas de água para o consumo humano.

 

Kanope Alves, coordenador de abastecimento d’água

 

“Estamos fazendo essas reuniões para conscientizar e orientar os moradores sobre o uso correto da água. A água é apenas para o uso humano”, explica Kanope Alves.

 

Moradores prejudicados informam possíveis locais de uso indevido da água

 

Durante as reuniões, moradores repassam informações de possíveis locais em que ocorrem uso indevido da água. Na imensa maioria dos casos, a água desviada prejudica diretamente outros moradores, gerando abastecimento insuficiente para todos.  

Ações de prevenção contra o uso irregular da água  

Quanto ao uso incorreto da água, a secretaria de agricultura picoense faz visitas de cortes e correções junto às comunidades rurais com carência do referido líquido, erradicando qualquer irregularidade quanto ao seu uso.

 

Técnicos fazem cortes e correções do uso irregular da água

 

As equipes percorrem toda a zona rural de Picos em busca de irregulariades

 

“Quando constatada a irregularidade, as equipes realizam cortes e correção, garantindo a todos os moradores o acesso a água potável em suas torneiras”, comenta Kanope Alves.

 

Equipe de abastecimento. Da esquerda para a direita: Edilson leal, eletrotécnico; Marciel Veloso, encanador; Kanope Alves, coord. abastecimento d’água

 

A ideia é garantir que a água potável nas comunidades rurais mais distantes chegue para todos, evitando o desperdício e uso incorreto do preciso líquido, que não seja para o consumo humano, tendo em vista a escassez da água no sertão piauiense em tempos de estiagem.

 

A ideia é garantir que a água potável nas comunidades rurais mais distantes chegue para todos

 

As irregularidades são as mais imagináveis possíveis, vão desde a irrigação de hortas particulares, até o abastecimento de tanques para criatório de peixe.

 

Moradores abastecem até açudes para criatório de peixe

 

Plantações particulares prejudicam o abastecimento de outros moradores

 

Abastecimento por carro-pipa

O coordenador de abastecimento de água de Picos, Kanope Alves, explica que nesse período de seca, o abastecimento de água nas comunidades mais distantes da sede do município fica comprometida, tendo em vista que a secretaria possui apenas um carro-pipa para o suprir todo o complexo de abastecimento da zona rural local.

 

Além das mais variadas irregularidades, também tem a questão do desperdício

 

De acordo com Kanope Alves, a zona rural picoense é complexa e extensa, e desse modo, em período de seca, as dificuldades aumentam, prejudicando sobretudo aqueles que necessitam de água potável em casa.

 

A água que deveria abastecer moradores é desviada para tanques de criatório de peixe em muitos casos