Reunião de levantamento de dados agrícolas locais

Secretaria Municipal de Agricultura, representantes de entidades e IBGE participam de reunião para levantamento de dados agrícolas locais

A ação pretende levantar dados da safra agrícola local que é realizada nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro

/ CCOM / quinta-feira, 24 julho , 2025

A Secretária Municipal de Agricultura e Abastecimento, Fátima Sá, representantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Picos e  IBGE, realizaram uma reunião conjunta objetivando a avaliação da safra agrícola do município picoense dos anos 2024/2025. A ação ocorreu na manhã desta terça-feira, 24, nas dependências da referida Secretaria de Agricultura.

Para Fátima Sá, a reunião visa detectar perdas da safra agrícola da zona rural picoense, como também analisar suas implicações junto aos produtores rurais desta região agrícola.

“Essa reunião é fundamental, do ponto de vista da coleta de dados apresentados sobre a safra agrícola do nosso município. Os mesmos serão repassados pelo nosso corpo técnico. São dados essenciais no que diz respeito à criação de políticas públicas junto aos produtores rurais, além de analisarmos a safra agrícola local, para identificar possíveis perdas. Tais informações nos auxiliarão com tomadas de decisões assertivas”, pontua a gestora.

Além dos técnicos do IBGE, a reunião também contou a presença do coordenador Jânio Marques e o engenheiro agrônomo Joanderson Mendes, responsável pela visita técnica. A iniciativa propôs discutir demandas apresentadas as quais serão levadas ao conhecimento do estado e município, logo após condensadas e inseridas no sistema nacional para o devido conhecimento dos gestores.

“Os dados colhidos serão utilizados de forma que os gestores possam utilizar como ferramentas para criação de políticas públicas, além de ser um dos balizadores do Produto Interno Bruto (PIB)”, conclui Fátima Sá.

Relevância da reunião

A referida reunião de levantamento carrega em si importância significativa no que tange o desenvolvimento municipal, uma vez que a coleta de dados inerentes balizam a criação de políticas públicas junto aos produtores rurais de cada região.

Permite não só o acompanhamento de cada cultura investigada, desde a fase de intenção de plantio até o final da colheita, no ano agrícola de referência, assim como o prognóstico da safra vindoura, a qual seus necessários levantamentos são feitos nos meses de outubro, novembro e dezembro. Seu valor está relacionado ao provimento de dados eficazes face o desenvolvimento sustentável, o planejamento estratégico, além da elaboração de políticas públicas e a diversificação das atividades rurais.

“Essa coleta de dados é de fundamental importância junto ao instituto IBGE e outras entidades, uma vez que o repasse das informações produtivas da região piconese, implicará no conhecimento não somente de nossa realidade em termos de produção agrícola, mas no esclarecimento de nossas potencialidades. E isso torna-se crucial para uma assistência mais eficaz junto ao produtor rural”, explica Jopanderson Mendes, engenheiro agrônomo responsável pelas visitas técnicas.

A reunião de levantamento de dados da safra agrícola é realizada nos meses de fevereiro, abril, julho e outubro, culminando no mês dezembro, com uma estimativa da safra agrícola posterior. Sua abrangência geográfica é nacional, com resultados divulgados para o Brasil, suas regiões e respectivas unidades da federação.

Veja imagens da reunião!