Hanseníase, tracoma e verminoses.

Campanha de Hanseníase, Tracoma e Verminoses inicia em novembro em Picos

CCOM / sábado, 29 outubro , 2016

Foto: Jéssica Calvante coordenador de Controle e Hanseníase do município, Gilberto Valentim

Foto: Jéssica Calvante
coordenador de Controle e Hanseníase do município, Gilberto Valentim

O município de Picos se prepara para mais uma campanha contra a hanseníase, tracoma e verminoses. É a terceira edição que está prevista para acontecer em novembro do referido ano. A ação, que é uma iniciativa do Governo Federal, Ministério da Saúde, Prefeitura de Picos, Secretaria Municipal de Saúde será realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

A campanha tem como público-alvo estudantes de cinco a 14 anos matriculados no ensino fundamental da rede publica de ensino. A campanha já é realizada há três anos e a previsão para 2016 é examinar em média 7 a 8 mil estudantes, com o objetivo de diminuir a carga de geo helmintos (também conhecidos como verminoses) por meio da administração do medicamento albendazol 400mg, bem como identificar casos suspeitos de hanseníase.

“Nós fizemos o levantamento e temos em média 7 a 8 mil crianças matriculadas nessa faixa etária, vamos examinar os meninos e ao mesmo tempo administrar o almendazol 400mg em dose única que é para o tratamento da verminose”, disse o coordenador, Gilberto Valentim.

A meta estipulada pelo Ministério da Saúde, na campanha, para a hanseníase é de investigar os sinais e sintomas em, no mínimo, 75% dos escolares da faixa etária preconizada. Para as verminoses, a meta é tratar 80% dos alunos. Para o tracoma, a meta é avaliar 80% dos alunos matriculados no ensino fundamental.

Hanseníase

A Hanseníase é causada pelo Mycobacterium Leprae e é transmitida por meio de contato direto e prolongado com o doente sem tratamento. A transmissão ocorre normalmente pelas vias aéreas superiores. A doença se desenvolve dependendo das condições do sistema imunológico do indivíduo ao qual foi transmitido o bacilo. Entre os sintomas principais estão manchas na pele com alterações de cor e de sensibilidade, dormência, queda de pelos e comprometimento de nervos periféricos.

Tracoma.

O Tracoma é uma doença inflamatória dos olhos causada pela bactéria chlamydia trachomatis, que atinge a córnea e a conjuntiva. A transmissão ocorre por contato direto, pessoa a pessoa, ou contato indireto, por meio do compartilhamento de objetos contaminados com secreção (toalhas, lenços, lençóis).

Geohelmintíases (Verminoses)

A Geohelmintiase (verminose) é causada pelos geohelmintos, parasitas intestinais que causam anemia, dor abdominal e diarreia. As principais verminoses são ascaridíase, ancilostomíase e triquiuríase.