Cultura

Conselho da Criança e do Adolescente realiza primeiro encontro da gestão 2021-2023

CCOM / quinta-feira, 11 março , 2021

Roberto Oliveira

O Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Picos se reuniu na tarde de ontem 10, para a primeira reunião mensal ordinária da gestão 2021 – 2023. Na ocasião, os conselheiros discutiram acerca da resolução de pendências junto ao Fundo Municipal da Infância e da Adolescência, traçaram estratégias para a garantia de direitos das crianças e jovens picoenses.

Também foi deliberado acerca da destinação de recursos para fomento a projetos pró-infância e sobre notificações do Ministério Público do Estado do Piauí para, em conjunto, efetivarem a atuação da rede de proteção ao menor.

Reunião aconteceu na tarde e ontem 10

Na reunião, foram levantados principais desafios a serem enfrentados, pendentes de anos anteriores, principalmente do ano de 2020, em virtude da Pandemia do Corona-Vírus. Um deles foi a atualização e regularização do Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) junto à Receita Federal, o qual será gerido pelo Secretário Municipal de Cultura, Marcelo Nordeste, que reforçou a importância da promoção de ações de proteção de jovens em situação de vulnerabilidade social, e Hiltamar Borges da Silva, representante da Associação Beneficente Gente Feliz.

As conselheiras Luísa Maria Pereira Cunha, representantes da Loja Maçônica S.F.U Picoense, Sanya Elaine Araújo Lima, representante do Grupo Escoteiros Vale da Águia – G.E.V.A., repassaram informações sobre casos e procedimentos em andamento. As mesmas destacaram a importância da atenção e fiscalização efetiva dos serviços oferecidos pela rede de proteção da infância e adolescência.

A Presidente do CMDCA e representante do Gabinete do Prefeito, Carmelita Carmem da Trindade Araújo, pontuou sobre a efetivação de um convênio firmado com a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE, o que foi reforçado por Gazineta Mara de Sousa, representante da instituição no CMDCA, ressaltando a importância da luta para a construção e implantação de uma Casa Abrigo em Picos-PI, além do acompanhamento do das ações do Conselho Tutelar e as instituições que atendem e prestam serviços a crianças e jovens.

Também se fizeram presentes, Jacqueline Wanderley Marques Dantas, representante da Secretaria Municipal de Educação e Jeyciel Rodrigues Silva, representante da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, CREAS.

“A referida reunião tem caráter mensal e propõe discutir e nortear políticas públicas de garantia e efetivação dos direitos da Criança e do Adolescente no município de Picos, além de dialogar acerca dos requerimentos e solicitações do Ministério Público”, esclarece o Secretário Executivo do Conselho, Lincon Rodrigues.