A palestra da terceira tarde do Salão de Livro do Vale do Guaribas(SaliVAG) trouxe o tema: “O que você tem haver com a corrupção?”

Combate à corrupção é tema de debate no terceiro dia de Salivag

CCOM / sexta-feira, 11 setembro , 2015

DSCN3544A palestra da terceira tarde do Salão de Livro do Vale do Guaribas (Salivag) trouxe o tema: “O que você tem haver com a corrupção?”. O palestrante, promotor público, Marcelo Monteiro falou sobre a campanha que o Ministério Público está desenvolvendo sobre o combate a corrupção em todo país.

“Esse é um tema que estimula as pessoas a refletirem sobre a conduta de cada um diante da corrupção. É importante sempre trazer esse tema para eventos que envolvam a educação que é à base de tudo”, afirmou Marcelo Monteiro.

Durante a palestra o promotor público chamou atenção dos vários tipos de corrupção, como nas empresas, na administração pública e até no dia-a-dia, como o simples gesto de “furar” uma fila. “As pessoas não sabem, mas todos estão sujeitos a corrupção quando querem ter uma vantagem indevida em determinada situação”, pontuou o promotor.

O promotor público destacou ainda que o combate à corrupção começa em casa e se estende a escola, que se precisa educar pelo exemplo do que se é realmente. A palestra foi bastante participativa. O público trouxe para discussão temas do cotidiano onde se combate a corrupção. “Precisamos lutar juntos, buscar uma país melhor. Isso só acontece se combatermos a corrupção no nosso meio”, disse a estudante Laís Ribeiro.

“Momentos como este onde trazemos a discussão do combate a corrupção,  me enche de estimulo de continuar desenvolvendo o trabalho. A grande participação das pessoas mostra que a maioria da população é de gente honesta, de gente descente. Todos querem um país diferente. O SaliVAG está de parabéns por esse momento tão participativo”, ressaltou Monteiro.

DSCN3548O prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima, parabenizou o promotor  Marcelo Monteiro pela palestra. “Um tema que precisa ser bastante debatido. Todos temos que aprender que o termo corrupção não se estende a um mal gestor e sim a todos. Como  o promotor público falou, a corrupção chega no ato máximo quando  teve um processo mínimo,  começando na família, por exemplo.  No dia a dia todos somos sujeitos a corrupção”, disse o prefeito de Picos.