A palestra teve a participação de alunos, pais e educadores da rede pública de ensino.

Seme Picos promove palestras educativas de combate às drogas nas escolas municipais

CCOM / terça-feira, 17 novembro , 2015

Alunos da E. M. João Raimundo de Sousa

A Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. O uso exagerado dessas substâncias é um problema enfrentado por toda a sociedade e pode causar sérios danos á saúde.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Secretaria de Saúde promoveu, na tarde de ontem (16), uma palestra educativa sobre o uso de drogas lícitas e ilícitas. O encontro foi realizado na Escola Municipal João Raimundo de Sousa, no povoado Junco dos Monteiros e teve como principal objetivo conscientizar a comunidade sobre os males provocados pelo uso desses entorpecentes.

Os alunos participaram curiosos e atentos. A estudante de 14 anos, Mikaely, assistiu a palestra, ela sabe o que a droga pode fazer na vida de uma pessoa. “A droga é ruim e só destrói a vida de quem usa, tem que ter um jeito de acabar com esse mal”. Frisou a estudante.

Sec. de Educação, Rosilene Monteiro

A palestra, ministrada pela Psicóloga do Nasf, Gessiane Kelly, trouxe uma série de discussões sobre os tipos de drogas e como elas agem na vida de quem usa. Para a psicóloga, conhecer cada substância e como elas agem no organismo ainda é o melhor caminho na luta contra esse mal. “Nós temos que alertar esses jovens o quanto antes sobre os riscos que o uso de drogas pode trazer á saúde. A principal fonte de combate às drogas é a prevenção, e essa prevenção é feita através do conhecimento”. Lembrou Gessiane Kelly.

Para Rosilene Monteiro, Secretária de Educação do Município, essas práticas educativas podem fazer a diferença na vida dos jovens. “Nossos jovens estão morrendo a cada dia, isso é preocupante. Nós temos que cuidar dessa geração, mostrar o que a droga pode fazer e o poder destrutivo que ela tem. O abuso desses entorpecentes pode causar sérios danos á saúde, e essa é justamente uma preocupação da secretaria, levar essa discussão para a sala de aula, levar ao conhecimento desses jovens o que é droga e o que ela pode trazer de prejuízos a quem usa”. Ressaltou a secretária.