Categorias de Base da SEP seguem com saldos positivos

CCOM / quarta-feira, 18 novembro , 2020

Roberto Oliveira

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, vem desenvolvendo há mais de dois anos, projetos voltados ao resgate de jovens talentos no futebol local.

O projeto das categorias de base do futebol picoense – ‘Projeto de Base’ -, propõe a inserção de jovens atletas nos mais diversificados times de futebol profissional do país.

Projeto existe há mais de dois anos

A formação do caráter de cada jovem atleta é o objetivo basilar do referido projeto, propondo uma divisão clara entre o cidadão, com seus deveres sociais, e o atleta profissional, também com suas características.

Projeto é dividido em três: sub-15, sub-17 e sub-23.

“Esse projeto é muito importante tanto do ponto de vista social, quanto profissional, pois daqui sai grandes jogadores. E no social, essa garotada aprende lições que levarão para a vida”, salienta Felipe Sousa, secretário de esportes de Picos.

Felipe Sousa, secretário de esportes

Projeto de Base

Com início ainda em janeiro de 2018, o projeto que forma a base do futebol picoense está dividido em três categorias, sendo sub-15, sub-17 e sub-23.

Subdividido com 40 atletas por categoria, o referido projeto soma um total de 120 jovens jogadores de futebol.

Os treinos são diários de segunda a sexta-feira a partir das 16h no Estádio Helvídio Nunes

O projeto da base do futebol picoense está ancorado no Estádio Municipal Helvídio Nunes, no qual os atletas obedecem uma disciplina de treinos diários de segunda a sexta-feira a partir das 16h.

Os treinos diários de segunda a sexta-feira a partir das 16h.

A administração municipal é o mantenedor do referido projeto, onde a logística e os insumos necessários são fornecidos pela Prefeitura de Picos.

Ingresso no projeto

O projeto de base do futebol piconense tem algumas normas de ingresso ao jovem postulante. Entre tais normas, a avaliação da vida pregressa do atleta se apresenta como base central, pois é por meio do cumprimento de obrigações sociais individuais que o jovem é aceito, como obrigação escolar, por exemplo.

Dagoberto, atacante de 18 anos, foi alçado ao profissional da SEP

“É um projeto muito bom. Eu estou atuando agora como profissional da Sociedade Esportiva de Picos. E o projeto me deu essa oportunidade profissional”, relata Dagoberto, jovem atacante da SEP de apenas 18 anos.

Seleção

Para ingressar nas categorias de base do futebol picoense o jovem atleta precisa passar por várias ‘peneiras’, ou seja, processo seletivo onde os atletas são separados por etapas nas quais os mesmos podem desmontar seu potencial dentro do futebol.

A prefeitura de Picos fornece todo material e logística para o projeto

Ajunta-se no primeiro momento, um total de 300 atletas que passarão por outras seleções diferentes. Ao final, monta-se uma equipe com 80 jogadores locais e da grande região de Picos.

Olheiros

O projeto da base do futebol picoense não se restringe apenas às quatro linhas do ‘Gigantão da Malva’, vai mais além. Segundo o secretário Felipe Sousa, passam por aqui olheiros vindos de outros estados, onde o objetivo é selecionar os melhores jogadores para atuarem em seus times país a fora.

“São observadores das categorias de base de times nordestinos, cariocas, paulistas e outras partes do Brasil”, acrescenta Felipe Sousa.

Saldo positivo

Além de auxiliar o jovem na sua construção enquanto ser humano, o referido projeto ainda tem papel importante quando da promoção profissional de cada participante.

Nesse sentido, explica Felipe Sousa, que o projeto da base picoense já rendeu frutos expressivos no campo profissional ao longo de mais de anos.

Levi, ao meio, tem 15 anos e participou de teste no Flamengo do Rio de Janeiro

“O projeto já levou um jogador para o profissional do Esporte Recife, 2 disputaram a copa São Paulo pelo Fluminense do Rio de Janeiro, 15 jovens foram profissionalizados e agora em 2020, 21 jogadores estão na base da SEP”, comenta o secretário.

Levi é volante da base. Ele tem apenas 15 anos e passou pela seleção do Flamengo do Rio de Janeiro.

Levi é volante na categoria Sub-15

“Eu fiz um teste no Flamengo mas não passei. Isso aconteceu porque o projeto da base de Picos me deu essa oportunidade. É muito importante para mim esse projeto”, relata o garoto.