Festa do Vaqueiro

CCOM / domingo, 1 setembro , 2019

Por Guilherme Santos

Cavalgada em destino ao Clube do Vaqueiro

O segundo dia de evento da 1ª Festa do Vaqueiro foi marcado por missa em homenagem aos vaqueiros do Nordeste. Aconteceu também na tarde de ontem a cavalgada em destino ao Clube do Vaqueiro e, em seguida, o início da vaquejada. O evento foi realizado no Parque Exposição, em Picos.

Secretário de Cultura, Iata Rodrigues

De acordo com o secretário de Cultura, Iata Rodrigues, realizar projetos como esse é um grande desafio a ser cumprido. “Conseguir trazer os vaqueiros para uma cavalgada e para uma missa não é nada fácil. É a primeira Festa do Vaqueiro. A gente tem que mostrar credibilidade, principalmente, para convencê-los que a nossa finalidade é fazer essa festa com eles e para eles”, afirmou.

O secretário ainda destaca que a primeira Festa do Vaqueiro está conseguindo números de participantes consideráveis. Tendo destaque para a quantidade de vaqueiros que vieram de outros municípios e estados para fazerem parte dessa edição.

Prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima

O Prefeito de Picos, Padre Walmir de Lima, prestigiou o evento e ressaltou a importância de desenvolver projetos como esse que valorizam as tradições locais. “Muitas pessoas convivem parte do dia no lombo de um cavalo para trabalhar, para se transportar, para cuidar da sua vida. É merecido celebrar esse momento, reconhecer que ainda é viva essa memória. A presença dessa cultura ainda existe em nossa região de rezar pelos vaqueiros e culturalmente promover as vaquejadas”, disse.

Vaqueiro, Zé Neris de Barros

O vaqueiro da cidade de Picos, conhecido como Zé Neris de Barros, destacou a felicidade de ver o desenvolvimento de ações como essas. “É gratificante ver esse pessoal todo reunido, participando, juntamente com a presença de nossos gestores. Um evento como esse é uma forma de valorizar a cultura de Picos, não se pode deixar essa cultura cair”, afirmou.

Para o secretário a tendência é colocar esses eventos no calendário e a cada ano realiza-los de forma melhor e maior. Afirmando, que o preparo da equipe juntamente com os apoiadores foram essencial para o desenvolvimento dessa festa que tem sido vista de forma positiva.

O Prefeito de Picos reitera sobre a continuidade do projeto. “Vamos permanecer celebrando no próximo ano. A nossa intenção é continuar com esse reconhecimento dessa cultura viva, preservando os vaqueiros de nossa região” finalizou.

Além da missa, cavalgada e vaquejada o evento teve continuidade com as seguintes atrações: Karlla Thalyta, Casadões do Forró e Osvando Barros.