Voos e performances

Secretaria de Cultura realiza Primeiro Encontro Paramotor de Picos

CCOM / segunda-feira, 21 janeiro , 2019

Nos dias 26 e 27 deste mês, sábado e domingo próximo, será realizado o Primeiro Encontro Paramotor da cidade. O evento, parceria da prefeitura municipal e a Secretaria de Cultura, tem por objetivo promover a modalidade na região picoense.

“A cidade de Picos é um local propício para a prática do paramotor posto que é um dos melhores corredores de vento neste período do ano. Por este motivo, ouve a procura pela realização do evento e nós nos prontificamos a realizá-lo. Devo dizer também que o grande incentivador foi o nosso represente local desta modalidade, o Cícero, experiente profissional”,  destaca Iata Rodrigues, Secretário de Cultura local.

O primeiro Encontro Paramotor de Picos contará com vinte e cinco atletas experientes de todo Nordeste. Os mesmos farão performances panorâmicas nos céus de Picos. O local destinado para a decolagem dos pilotos é o bairro Jardim Natal, sendo que os pilotos farão percurso entre os bairros São José, bairro Bomba e sua aterrissagem no local da decolagem, Jardim Natal.

Estrutura

A estrutura de apoio da prefeitura de Picos por meio do prefeito Pe. Walmir Lima e a própria Secretaria de Cultura, implica em ambulâncias com médicos e enfermeiros para uma eventual emergência, além de todo suporte técnico e logístico visando o bom andamento do referido evento, sem imprevistos.

“Nós, enquanto Secretaria de Cultua em conjunto com o prefeito Pe. Walmir, estaremos dando total apoio na realização deste evento. A intenção é fazer acontecer de forma satisfatória. Portanto, eu e o prefeito Pe. Walmir, estamos empenhados em oferecer todo o aparato necessário aos pilotos e proporcionar uma evento agradável ao público de Picos”, assegura Iata Rodrigues.

O evento acontecerá entre os dias vinte seis e vinte e sete, sábado e domingo próximo no bairro Jardim Natal, a partir das 8 horas.

O que é o pramotor

A referida modalidade esportiva é definida em várias maneiras, dentro da cultura do desporto, onde aparece como parapente adaptado, dotado de motor, este localizado nas costas do piloto, permitindo levantar voo de qualquer superfície plana.

Para voar, os parapentes necessitam uma velocidade de vento que supera os 20 km/h dependendo do tipo de vela, esta velocidade se consegue graças ao vento que se gera ao correr nas costas.

No paramotor, essa velocidade de vento se gera graças a força que proporciona o motor que levam as costas no momento em que se supera a velocidade necessária para se levantar. Enquanto que em um parapente se requer uma certa altura para poder voar, com o paramotor se pode levantar voo praticamente de qualquer lugar plano.

São vários os tipos de motores para o paramotor, sendo desde pequenos motores para pessoas de pouco peso (55 kg aproximadamente de impulsos) a motores mais poderosos para realizar voos em dupla (piloto e acompanhante, normalmente de 120 a 150 kg de impulso).

Restrições

O voo de paramotor é uma atividade esportiva experimental e como toda atividade esportiva que só pode ser praticada de forma que não coloque terceiros e nem bens de terceiros em riscos. Ou seja, o piloto não pode voar sobre aglomerações de pessoas e nem sobre casas, estacionamentos e rede elétrica.

A área de decolagem e pouso deve estar delimitada e sinalizada para que curiosos não adentrem o espaço usado para tal. No litoral, o piloto deve voar além da arrebentação ou sobre a restinga, de modo que se precisar realizar um pouso de emergência, não colocará outras pessoas em risco.