Educação Ambiental

SEMAM realiza encerramento de projeto sobre coleta seletiva do lixo e implantação de lixeiras nas Escolas Municipais

O encerramento contou com a participação das Secretárias de Educação, Noêmia Marques e Meio Ambiente, Bom Sucesso.

Crianças de várias Escolas de Picos foram contempladas com as ações educativas (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / sexta-feira, 25 novembro , 2022

Por: Rawena Sousa

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente em parceria com a Secretaria de Educação, realizou na manhã desta sexta-feira, 25, a palestra de encerramento sobre a coleta seletiva de lixo, na Escola Francisco Barbosa de Moura. O projeto também objetivava implantar lixeiras nas Escolas Municipais.

As ações tiveram início na segunda-feira, 21, e durante toda a semana, algumas escolas do município foram contempladas com palestras e instalação de kits de lixeiras seletivas.

A Secretária de Educação, Noêmia Marques, contou sobre a importância da ação para a conscientização acerca do descarte correto do lixo. “É uma ação extremamente louvável e necessária. A gente precisa educar as crianças em todos os sentidos. Educar também para a preservação do Meio Ambiente, por isso, esse despertar da consciência ambiental”, comentou a Secretária.

Secretária de Educação, Noêmia Marques (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A Secretária de Meio Ambiente, Bom Sucesso, explicou a relevância do evento para a educação infantil. “Esse evento é muito importante, pois é um momento em que estamos conscientizando as crianças sobre o meio ambiente, como devemos cuidá-lo e o preservar, e trabalhar isso com as crianças é fundamental, porque elas são o futuro do Brasil”, relatou Bom Sucesso.

Secretária de Meio Ambiente, Bom Sucesso (Foto: Jackelany Vasconcelos)

A Educadora Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, Ruthy Costa, comentou acerca da execução do projeto, que foi realizado durante toda a semana em diversas escolas de Picos. “Estamos deixando nas escolas um kit de lixeiras para a coleta seletiva, para que esses estudantes já façam a separação desses materiais, visando o reaproveitamento e a reciclagem desse lixo, além de orientá-los para que façam o mesmo em casa, separando o material reciclável do não-reciclável”, informou Ruthy Costa.

Educadora Ambiental, Ruthy Costa (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Alana Vitória, estudante do 5º ano na Escola Municipal Francisco Barbosa de Moura, falou sobre como o descarte incorreto do lixo afeta negativamente o meio ambiente e a população. “Na minha rua acumula muito lixo porque as pessoas acabam jogando restos de comida fora e os animais acabam rasgando essas sacolas, espalhando lixo pela rua, podendo trazer doenças, além de prejudicar o meio ambiente, por isso temos que separar e descartar corretamente o lixo”, esclareceu a estudante.

Aluna Alana Vitória (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!