Semana do bebê

Município de Picos realiza atividades da 3ª Semana do Bebê nas Unidades Básicas de Saúde

CCOM / quinta-feira, 26 novembro , 2015

Unidade Básica de Saúde Belo Norte.

Unidade Básica de Saúde Belo Norte.

Um final de tarde, com palestras sobre alimentação na primeira infância, roda de conversa com os pais e puérperas sobre amamentação, além de brincadeiras e muita diversão, para as crianças do bairro Belo Norte. Elas lotaram a Unidade Básica de Saúde para participar do evento alusivo à Semana do Bebê, que ocorre desde o dia inicio deste mês em Picos. Os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF 1 E) e Estratégia Saúde da Família (ESF) organizaram um momento de interação com brincadeiras, musica para os pequenos e distribuição de brindes.

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social e tem como objetivo mobilizar e sensibilizar a sociedade para atenção especial à primeira infância na garantia do pleno desenvolvimento de cada criança no município picoense. ”Nós realizamos a semana do bebê com o intuito de mobilizar as mães sobre os direitos das crianças e promover a atenção integral, a realização dessas ações estimula os processos de aprendizagem das crianças, constituindo-se estratégia fundamental para desenvolver potencialidades na vida adulta”, ressaltou a enfermeira responsável pela UBS, Gerdane Selene.

Atividades alusivas a Semana do bebê.

Atividades alusivas a Semana do bebê.

Na ocasião, as mamães assistiram palestras com nutricinionista, psicólogo e fisioterapeuta  sobre estimulação precoce durante e após a gestação, cuidados com a postura e desenvolvimento motor dos bebês.  Dezenas de crianças da comunidade participaram do evento, além de mães e bebês. Uma delas foi o pequeno Enzo Bezerra, de dois anos. “Eu gosto de brincar e dançar”, disse o menino, eleito o mais animado do dia.

Pequeno Enzo, dois anos,

Pequeno Enzo, dois anos,

A semana é uma estratégia de mobilização social que segue as diretrizes do UNICEF (Fundo das Nações Unidas para a Infância) e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros. A ideia é incentivar os municípios a realizar uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio

Equipe no NASF 1 E.

Equipe no NASF 1 E.