Centro de Controle de Zoonoses

Nota de esclarecimento

CCOM / sexta-feira, 22 abril , 2016

 Coordenador do CCZ, veterinário Agenor Martins

Coordenador do CCZ, veterinário Agenor Martins

No vídeo e imagens que circula pela internet sobre possíveis casos de maus-tratos de cães no Centro de Controle de Zoonoses de Picos são sem fundamento. Uma vez que diariamente as celas são lavadas, o canil está com um bom estoque de ração e os funcionários são orientados a tratar bem os animais. O Coordenador da Unidade, veterinário Agenor Martins, tomou conhecimento da situação e afirma que as imagens divulgadas não procedem.

 “O que acontece é que, às vezes, as pessoas vão deixar alguns animais na unidade quase sem vida. Sendo assim, é natural que alguns deles, recolhidos em estado grave, acabem morrendo ou tendo que ser eutanasiados, todas as medidas possíveis para que não haja prejuízo aos animais que estão na unidade e para que eles possam se recuperar, são tomadas”, explica. “.

O coordenador explica ainda que a eutanásia é um sacrifício, sem dor, por meio de medicamentos permitido por lei e realizado nos centros de zoonoses do país. No entanto, por mais que o animal esteja doente é preciso cumprir prazos no processo.

Diariamente as celas são lavadas, o canil está com um bom estoque de ração e os funcionários são orientados a tratar bem os animais.

Para tentar diminuir a eutanásia, hoje o centro busca uma forma de realizar campanhas de adoção de animais, mesmo esta não sendo a sua função. “É muito importante que a população visite o CCZ  e participe desse projeto que visa a conscientização para trabalhos voluntários e a importância da solidariedade,com o propósito de adotar os animais”, finalizou.