Capacitação 3º BEC

Saúde de Picos capacita 65 militares para atuarem no combate ao Aedes aegypti

CCOM / terça-feira, 22 dezembro , 2015

capacitação para os soldados do 3º Batalhão de Engenharia de Construção.

Os profissionais de saúde do município de Picos terão o reforço de 80 militares que irão auxiliar na prevenção, fiscalização e conscientização dos picoenses em relação ao inseto Aedes aegypti, transmissor de três doenças: a dengue, Zika e Chikungunya. Foi realizada na manhã desta terça-feira, 22, a capacitação para os soldados do 3º Batalhão de Engenharia de Construção (3º BEC) que irão atuar como agentes de saúde. Os militares foram treinados pelos coordenadores do Centro de Controle de Zoonoses, Agenor Martins e de Vigilância Epidemiológica, Karielly Alencar.

“O exercito brasileiro recebeu a missão para apoiar os órgãos de saúde no combate a proliferação do mosquito Aedes aegypti, causador de várias doenças que estão afetando a nossa população, principalmente no nordeste, nesse sentido eu fui autorizado a fazer essa capacitação de aproximadamente 67 militares que irão um momento seguinte aturar como agente auxiliar  de saúde, contribuindo com a Secretaria Municipal de Saúde, estamos colocando mais 20 soldados para dar uma flexibilidade, então será a ordem de 80 a 90 soldados,entre sargentos e oficiais”, disse o tenente coronel, Emerson Lima.

Presença do prefeito municipal, padre Walmir Lima

O treinamento foi realizado em duas fases, teórico e prática. “Eles receberam todas as informações necessárias sobre o inseto e as doenças, noções básicas de como deve ser feito o manejo dos focos do mosquito e, posteriormente, os soldados foram a campo para fazer uma avaliação com os agentes de endemias da Secretaria de Saúde”, explicou a coordenadora de vigilância epidemiológica, Karielly Alencar.

Coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Karielly Alencar.

O responsável pela pasta, José venãncio, explica que os soldados vão reforçar o combate ao mosquito e que para isso uma programação está sendo montada. “Em um segundo momento faremos um calendário de atuação nos bairros, vamos sensibilizar a população, porque não basta um grupo de 100 ou 150 pessoas, é preciso que além das abordagens destes as famílias de Picos, é preciso está sensibilizando a população no sentido de se conscientizar e numa ação concreta,  ressaltou o secretário municipal de saúde, José Venâncio.

Coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Agenor Martins

O coordenador do centro de controle de zoonoses explica que esta ação não terá os resultados esperados se a comunidade não for parceira neste combate. “Um fator importante é o envolvimento da sociedade, a exemplo das secretarias, órgãos federais e estaduais, igrejas, escolas públicas e privadas, universidades,  empresas, em fim, todos”, finalizou o coordenador do CCJ, Agenor Martins.