Mutirão de catarata

Saúde de Picos dá início a primeiro mutirão de cirurgias de catarata

CCOM / sexta-feira, 4 dezembro , 2015

Primeiro dia de atendimento no mutirão de catarata

Primeiro dia de atendimento no mutirão de catarata

Teve inicio na manhã desta sexta-feira, 04, um dia importante para os Idosos com mais de 60 anos que sofrem de catarata em Picos e região. Centenas de pessoas passaram pelo Serviço de Oftalmologia do Projeto Itinerante Olhar Bem no primeiro dia de atendimento. Ao todo, 548 pacientes foram atendidos no mutirão de catarata por uma equipe multidisciplinar composta por 11 profissionais, entre eles: 10 oftalmologistas, 1 anestesiologistas, além de  enfermeiros, técnicos em enfermagem e administrativos, destes 320 passaram por cirurgias. Os pacientes que realizaram a cirurgia de catarata foram os já cadastrados pelas Unidades Básicas de Saúde da zona urbana e rural.

Estão participando da ação, Picos e mais 71 municípios dos territórios Vale do Guaribas, Canindé e Sambito.  A demanda da necessidade das cirurgias foi verificada junto aos gestores de saúde de cada localidade e todos os procedimentos foram realizados no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). Os organizadores esperam que durante os 7 dias de atendimento, cerca de 7.000 usuários sejam atendidos  e a previsão é de que pelo menos 1.800 façam a cirurgia da catarata.

Equipe de profissionais.

Equipe de profissionais.

As equipes de profissionais estarão das 8h às 17h realizando as consultas e cirurgias, nas dependências da Universidade Estadual do Piauí, Campus de de Picos. Segundo o secretário municipal de saúde, José Venâncio, o procedimento é rápido, e dura em torno de 5 a 10 minutos, e realizados com equipamentos modernos e de alta qualidade, assim como qualquer outra cirurgia. “O mutirão é um aliado importante para diminuir o tempo de espera de muitos pacientes, assim como reduzir ao máximo o número de pessoas que precisam desse tipo de atendimento”, disse.

Foto: Folha atual

Foto: Folha atual

Joana Eliza do Nascimento, de 64 anos, que é da Lagoa do Sítio, localidade de Valença do Piauí, foi a primeira paciente a passar pela cirurgia, que durou apenas 5 minutos. A dona de casa afirma que esperava há muito tempo pela oportunidade de voltar a enxergar melhor: “Estou muito feliz. Foi aquele pai que botou essa equipe tão maravilhosa, porque eu estava quase cega. Fazia tempo que eu esperava por isso, é uma benção poder enxergar novamente”, disse.

Foto: Marcos Valerio

Foto: Marcos Valerio