Ações de Pulverização

Ações de pulverização contra o mosquito Aedes Aegypti são intensificadas em Picos

A cidade de Picos, até o presente momento, totaliza 22 casos confirmados de dengue, 33 de Chikungunya, e 90 casos em investigação

Agentes utilizam de nebulizadores costais e carros fumacê para disseminar o veneno contra os mosquitos (Foto: Isael Pereira)

/ CCOM / quinta-feira, 31 março , 2022

Por: Jackelany Vasconcelos

Com o aumento no número de casos de Dengue e Chikungunya no município de Picos, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde e em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado do Piauí deu início na última segunda-feira (28), ao trabalho de pulverização com o carro fumacê contra o mosquito Aedes Aegypti.

O trabalho teve início no bairro Canto da Várzea, e segue nos respectivos bairros: Centro; Malvinas; Passagem das Pedras; Morro da Macambira; Ipueiras; Junco; Pedrinhas e Pantanal.

De acordo com Coordenador do Centro de Zoonoses de Picos, Agenor Martins, o trabalho de combate ao mosquito transmissor da dengue, Chikungunya e Zika, é uma atividade diária.

“O controle nem é da dengue, e sim do Aedes Aegypti que é um vetor transmissor da dengue, que também é responsável pela transmissão da Chikungunya e Zika Vírus. Então, a gente faz o controle diário, o Agente de Endemias está sempre buscando focos do Aedes, quando localiza esses focos, a função deles é eliminar, combatendo ainda mais a proliferação do mosquito, e isso aí é um trabalho de inspeção diária”, explicou o Coordenador.

Agenor Martins, Coordenador do Centro de Zoonoses (Foto: Isael Pereira)

Agenor Martins pediu que a população ajudasse nesse combate, pois cada um deve fazer sua parte, para que assim tenha um controle equilibrado das doenças, o que vai possibilitar a queda no número de casos de Dengue e Chikungunya. Além disso, o Coordenador destacou ainda que aqueles que sentirem sintomas compatíveis com algumas dessas doenças, devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima, para notificar, pois o controle químico só é realizado diante de casos confirmados.

Acompanhe a entrevista na íntegra!