PRESTAÇÃO DE CONTAS

Audiência pública esclarece receitas e despesas da Saúde no Município

CCOM / quarta-feira, 25 outubro , 2017

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP) realizou, nesta quarta-feira (25), audiência pública de prestação de contas dos recursos recebidos e das despesas realizadas através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). A exposição e análise se referiu aos indicadores do último quadrimestre de 2016 e dos dois primeiros de 2017.

A audiência ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Picos e contou com a presença de gestores da pasta, profissionais da Controladoria Geral do Município, vereadores e comunidade em geral.

Na ocasião, a controladora Geral Patrícia Leônidas ressaltou que a prestação de contas por meio de audiência pública é determinação legal. “Demonstra que estamos cumprindo a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Além desse momento, qualquer cidadão pode ter acesso à informações no site da transparência, bem como nos demais veículos do Município”, destacou.

Segundo a Controladoria, os valores recebidos pelos Governos do Estado e Federal referentes à Secretaria de Saúde totalizaram quase R$50.800 em 2016, com despesas de mais de R$61 mil. Já de janeiro a agosto de 2017, os recursos de fonte externa ultrapassaram R$37 mil e os gastos ficaram em mais de R$34 mil.

“Isso tudo está distribuído nas diversas ações de saúde: manutenção de unidades básicas, compras de equipamentos, medicamentos, material de expediente, folha de pagamentos. Quando a despesa é maior que a receita, a diferença é complementada pelo Município, com recursos próprios”, esclareceu a assessora contábil Lina Maria Castro.

ANÁLISE DOS INDICADORES

Após a exposição dos recursos e gastos, os profissionais da Secretaria de Saúde, Karielly Alencar e Rafael da Silva,  analisaram os indicadores conforme as metas estabelecidas, avaliando os serviços que precisam de maior invetimento.

“Por que é importante essa análise por quadrimestre? Porque podemos ver o que precisa de mais recursos e atenção para atingir as metas e não fecharmos o ano com prejuízos”, ressaltou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica Karielly Alencar.

Durante a prestação de contas e de serviços, vereadores e população participaram com questionamentos e dúvidas para esclarecimento pelos gestores e técnicos da SMS. “A equipe fez um trabalho e mostrou as ações da Saúde. É importante a participação de todos para que nós pudéssemos responder todo e qualquer questionamento”, avaliou a secretária de Saúde Maria do Socorro Moura.

MAIS INFORMAÇÕES

A população pode acompanhar a entrada e saída de recursos financeiros através do portal da transparência e, a qualquer momento, solicitar esclarecimento sobre dúvidas que possam surgir, por meio da Ouvidoria.

A cada quadrimestre, a PMP realiza prestação de constas em audiência pública em cumprimento às exigências da LRF e da responsabilidade e transparência das funções, serviços e contas públicas.