Vacinação!

Campanha de vacinação contra a gripe tem continuidade e está na 3ª fase

Vacinação da 1ª e 2ª etapa também ainda estão sendo realizadas.

Secretaria de Saúde.

/ CCOM / terça-feira, 29 junho , 2021

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através da Coordenação de Imunização continua dando continuidade à campanha de vacinação contra a influenza. A SMS deu início desde o dia 22 de junho a 3ª fase de vacinação contra a gripe e segue até o dia 23 de julho.

Nesta 3ª etapa estão sendo contemplados as pessoas que se enquadram nos seguintes grupos: Comorbidades; Pessoas com deficiência permanente; Caminhoneiros; Trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso; Força de segurança e salvamento e Funcionários do sistema de privação de liberdade.

A Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes, explica que além dessa nova etapa, o público que se enquadra na 1ª e 2ª fase da vacinação contra a gripe, como, professores, pessoas com 60 anos ou mais, puérperas com até 45 dias no pós parto, trabalhadores da saúde e crianças também continuam sendo vacinados.

Mariana Fontes também informa que a vacinação ocorre em 14 Postos de Saúde do município que contém salas de vacina. Veja a relação abaixo. Além desses postos, nas localidades da zona rural que não possuem sala de vacina, as pessoas podem solicitar o agendamento para serem vacinadas.

“Peço a população que procurem a UBS mais próxima de sua residência e se informe sobre os dias e horário para estar recebendo a vacina da influenza que é de suma importância para diminuirmos internações. Esses grupos que são elegíveis como prioritários é o Ministério da Saúde que tem justamente a intenção de diminuir a disseminação desse vírus que ainda afeta muito a população brasileira e evitar complicações e internações em decorrência disso”, frisou a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes. (Foto: Isael Pereira).

Mariana Fontes destaca que a procura tem sido boa, contudo, a SMS espera ainda mais. Ao tempo que a Coordenadora reforça o convite para que a população não deixe de vacinar, lembrando que deve-se ter um intervalo mínimo de 14 dias entre a vacina da gripe e a vacina contra a Covid-19.

“Se você estiver se sentindo febril é melhor que a vacinação seja adiada, por isso pedimos que quando os nossos vacinadores lhe perguntarem se você está sentindo algum sintoma gripal, que você seja sincero e acabe não piorando o quadro as vezes”, explicou Mariana Fontes.

Acompanhe a entrevista na íntegra!