Dia da Mulher

CAPS II promove evento alusivo ao Dia Internacional da Mulher e apoio aos usuários com transtornos mentais

O acompanhamento adequado ajuda na melhora da qualidade de vida do usuário e de toda a família.

CAPS II promove ação para Dia das Mulheres (Foto: Valdo Benedito)

/ CCOM / sexta-feira, 11 março , 2022

Por: Valdo Benedito

O Centro de Atenção Psicossocial de Picos (CAPS II) convocou, na manhã desta sexta-feira (11/03), seus membros para uma reunião na sede da entidade no Bairro Ipueiras. O encontro teve por objetivo a confraternização pela passagem do Dia Internacional da Mulher.

Além de destacar os direitos femininos, o evento trouxe à tona a importância da família no tratamento de pessoas com distúrbios psíquicos.

A reunião foi conduzida por Aurelândia Leal, Coordenadora do CAPS e contou com a presença e participação da Promotora Romana Vieira e a Procuradora do município Yara Bezerra.

Em depoimento, a coordenadora Maninha, nome pelo qual é popularmente conhecida, reafirmou o conteúdo do encontro. “Esse evento é em prol do Dia Internacional da Mulher, mas, ao mesmo tempo é uma reunião familiar, onde cada um está enfatizando sobre os direitos da mulher e a importância dos familiares no apoio dos usuários com transtornos mentais”, denota a Coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Maninha (Foto: Wagner Avelino)

A Procuradora-Geral do Município, Dra. Yara Bezerra, comentou ter recebido o convite pela Coordenadora para estar a conversar com os familiares dos usuários atrelados ao serviço sobre os direitos da mulher, em que, por vezes, ela padece de surtos e sofre a dificuldade de manter seus direitos preservados.

“Os familiares precisam estar atentos para se cuidarem, estarem bem, conseguirem qualidade de vida para a ente querida que está passando por uma situação em que precise do apoio do serviço e a presença desse usuário acaba sendo fundamental para o tratamento, a evolução e melhora do usuário”, alega a Procuradora.

Dra. Yara Bezerra, proporcionou um momento informativo (Foto: Valdo Benedito)

Quando indagada acerca das medidas a serem tomadas em casos de violência ou acidente, a Procuradora atenta para a igualdade entre os direitos dos usuários do serviço e os demais cidadãos.

“Havendo uma situação de ser vítima de agressão, precisa que seja feito o Boletim de Ocorrência, convocada a Polícia e o Ministério Público e tomadas todas as providências para que seja garantida a dignidade física e mental dessa pessoa”, atenta a magistrada.

A Procuradora ainda ressalta que, caso o usuário que porta certo tipo de transtorno venha a ser o agressor, pela sua condição, vai ser investigado, mas ele não tem consciência; havendo um laudo médico, então o tipo de tratamento é diferenciado, não há uma penalidade comum como há para uma pessoa em plenitude das suas faculdades mentais.

Ao findar o depoimento, a Procuradora destaca a importância de que haja um incentivo para que as pessoas façam uso dos serviços disponíveis no município. “O atendimento, o acompanhamento adequado ajuda no tratamento, na evolução e melhora da qualidade de vida do usuário e de toda a família”, contou Dra. Yara Bezerra.

O CAPS II está localizado na Rua Domingos de Rocha Soares, no Bairro Ipueiras e funciona de segunda a sexta-feira, das 08h:00 às 17h:00. Para mais informações, acesse: www.caps-contato.site

Veja mais fotos!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!