SEMESTRAL

CAPS realiza assembleia sobre os direitos e deveres da pessoa com transtorno mental

CCOM / sábado, 25 novembro , 2017

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) de Picos realizou, nessa sexta-feira (24), uma assembleia com usuários e familiares sobre os direitos e deveres da pessoa com transtorno mental. Com a participação de representante do Ministério Público Estadual (MPE), a reunião tratou também sobre o papel da família no tratamento.

“A gente percebe que existe um pouco de negligência com relação ao tratamento, à medicação e também à participação das reuniões aqui do CAPS, então, a gente quer trazer esses familiares aqui para dentro para que a gente possa fazer com que ele acompanhe mais de perto o tratamento”, explicou a coordenadora do CAPS Maria de Jesus Oliveira.

Conforme a coordenadora, a assembleia foi realizada com a intenção de fazer com que os familiares entendam seu papel no tratamento. “Visivelmente, as pessoas que são acompanhadas pela família melhoram de uma forma muito mais rápida do que uma pessoa que não tem o acompanhamento da família”, acrescentou.

A representante do Ministério Público, Gertrudes Maria Jesus Neto, assessora da 3ª Promotoria, falou sobre cárcere privado e sobre os direitos da pessoa com transtorno mental. “Toda a problemática de encarceramento, além de ser um crime, é um prejuízo diretamente para as pessoas que têm deficiência. As famílias, muitas vezes, que acabam encarcerando, são as primeiras a retirarem esses direitos”, ressaltou.

Para a assessora da 3ª Comarca, o papel da assembleia é conscientizar as famílias de que eles precisam lutar pelos direitos das pessoas com deficiência. “É fundamental, porque deficiente, hoje, são essas pessoas que são retiradas da sociedade, que precisam, a cada dia que passa, serem inseridas nela e que tem leis para isso”, concluiu.

O CAPS tem como objetivo promover a inserção social dos usuários, através do trabalho de uma equipe multiprofissional, composta por formada por nutricionista, psicólogo, psiquiatra, assistente social, terapeuta ocupacional, enfermeiras, técnicas de enfermagem, farmacêutico, educador físico e artesã. Os atendimentos podem ser realizados através de encaminhamento pelas Unidades Básicas de Saúde ou diretamente no CAPS.