CTA

Coordenador do CTA esclarece dúvidas sobre a vacinação Monkeypox

O processo de aviso aos pacientes, assim como a aplicação das duas doses da vacina, acontece em total segurança e sigilo, direcionados aos pacientes.

Centro de Testagem e Aconselhamento de Picos (CTA) (Foto: Wagner Araújo)

/ CCOM / terça-feira, 28 março , 2023

Por: Roberto Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos, através do Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) esclarece algumas questões acerca da vacinação da Monkeypox. As informações foram prestadas pelo Coordenador do CTA, Fábio Bernardes.

O Coordenador Administrativo do CTA explica os critérios e as formas de aplicação da vacina. “Entre os critérios, pessoas vivendo com HIV: homens, travestis e transexuais com exames CD4 inferior a 200 (últimos 6 meses). São estes os critérios que utilizamos. O Ministério da Saúde nos envia a relação de pessoas que são pacientes no CTA e nós entramos em contato com essas pessoas para ministrar a vacina”, esclarece.

Fábio Bernardes, Coordenador do CTA de Picos (Foto: Roberto Oliveira).

Fábio Bernardes ainda esclarece que a primeira dose da referida vacina ocorrerá em Picos, já na próxima quinta-feira, 30, sendo que a segunda dose cumpre o prazo de vinte e oito dias. Os processos de aviso aos pacientes, assim como a aplicação das duas doses da vacina, acontecem em total segurança e sigilo, direcionado aos pacientes. “As pessoas que vão tomar a vacina, não se relacionam diretamente com o vírus, mas apenas como forma de prevenção à doença”, enfatiza o gestor.

O CTA de Picos está localizado na Rua Cel. Francisco Santos, 82, Centro de Picos.

VACINA PARA MONKEYPOX

A vacina contra Monkeypox está indicada para adultos com idade igual ou superior a 18 anos, considerados de alto risco para infecção por varíola ou Monkeypox.

Acompanhe a entrevista na íntegra!