Combate ao suicídio

Coordenadoria dos Direitos da Mulher lança projeto de prevenção ao suicídio

CCOM / segunda-feira, 14 janeiro , 2019

A Coordenadoria dos Direitos da Mulher, em parceira com a prefeitura de Picos, lançam projeto que visa a diminuição e a prevenção do suicido na cidade picoense.

“Esse é nosso maior propósito, é buscar a diminuição dos número de suicídios na nossa cidade. Para tanto, pretendemos trabalhar o fator prevenção, onde buscaremos maneiras técnicas de lidar com esse fenômeno”, explica a secretária da Coordenadoria dos Diretos da Mulher em Picos, Francilda Silva.

Para que o projeto seja efetivado na prática, será montada uma equipe multidisciplinar já que as pessoas com algum distúrbio intelectual precisam ser tratadas de acordo com o diagnóstico. Lembra Francilda Araújo, a prefeitura de Picos dará apoio necessário para que a inciativa possa acontecer.

“O município, através do Pe. Walmir, ofertou o aporte humano e estrutural com vistas à efetivação do projeto. Quero dizer da solicitude do prefeito Pe. Walmir para com a nossa inciativa”, destaca.

Público alvo

Informa a secretária Francilda Araújo que o público alvo são todas aquelas pessoas com algum tipo de transtorno psicológico.

“Vai desde a faixa etária de adolescente até o adulto. Iremos tratar pessoas que estejam com qualquer quadro de transtorno psicológico”, assegura.

O projeto acontece por conta do alto índice de suicídios em Picos. Conta Francilda Araújo que o número de suicídios tem aumentado gradualmente através do anos na cidade picoense.

“Para você ter uma ideia, foi detectado, por meio de levantamentos, que de setembro a novembro do ano passado pelo menos 8 pessoas se suicidaram em Picos. É um índice muito alto. E é isso que queremos combater, por meio de trabalho de prevenção junto ao público envolvido”, comenta.

A forma de tratamento proposta pelo referido projeto será por meio de consultas individuais e palestras com psicólogos e conselheiros. O projeto contara com profissionais como psicólogos, assistentes sociais e conselheiros. Ou seja, contará com uma equipe técnica e multidisciplinar de profissionais capacitados.

O referido projeto vai funcionar no Centro Administrativo de Picos. O município irá bancar todo projeto, desde a estrutura física, até à indicação de profissionais.

Pontapé inicial

Francilda Araújo anunciou ainda que o projeto tem previsão de iniciar ainda em fevereiro próximo.

“E as inscrições serão feitas aqui mesmo no centro administrativo em horário comercial. Temos um número limitado de vagas em torno de 40 pessoas. Não se paga para fazer a inscrição”, assegura.