Dia da Imunização

Dia da Imunização: Coordenadora reafirma a importância de se vacinar

Imunizantes são os responsáveis por introduzir componentes que protegem nossos corpos contra agentes infecciosos de vírus letais.

Campanha segue até o dia 13 de outubro (Foto: Reprodução)

/ CCOM / quinta-feira, 9 junho , 2022

“Melhor tomar vacina do que ficar doente” é com essa frase que a Coordenadora de Imunização da SMS, Mariana Fontes, reafirma a importância da população se vacinar, durante sua fala de celebração do Dia Nacional da Imunização, que é comemorado em 09 de junho.

Mais do que uma proteção individual, os imunizantes reforçam o senso de comunidade, responsabilidade coletiva e amor ao próximo. Para a Coordenadora de Imunização de Picos, Mariana Fontes, essa data foi criada principalmente para lembrar as pessoas da importância da imunização, não só para a saúde individual, mas também para a saúde coletiva.

“No dia 09 de junho, é celebrado o Dia Nacional da Imunização, e esse dia foi criado justamente para reafirmar a importância de se vacinar, não só para a saúde individual, mas também para a saúde coletiva. Sabemos que a vacina é o meio mais eficaz de proteção e prevenção contra diversos tipos de doença, e atualmente estamos vivendo um momento de comprovação da eficácia das vacinas, com as vacinas contra a Covid-19”, contou a Coordenadora.

Coordenadora de Imunização, Mariana Fontes. (Foto: Maria Ivonete).

Mariana Fontes, também falou sobre as ações de imunização realizadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Picos. Segundo ela, a SMS, desde do início da gestão atual, colocou as demandas de vacinação como um dos focos principais, posto que a imunização é a maneira mais eficaz de prevenção contra doenças.

“Desde quando assumimos, a gestão colocou as demandas de vacinação como um dos focos principais, tendo em vista que a imunização é a maneira mais eficaz de prevenção contra doenças. Do ano passado para os dias atuais, foram abertas mais 2 salas de vacinação fixas, e estamos em processo de abertura de mais 1 sala, para facilitar ainda mais o acesso da população a esses imunizantes”, explica Mariana Fontes.

Atualmente, a Cidade de Picos conta com 16 salas de vacinação fixas, localizadas nas Unidades Básicas de Saúde. Mariana Fontes explica, ainda, que nas UBS que não possuem a sala fixa de vacina, a equipe de saúde do Bairro agenda, mensalmente, um dia específico para ofertar vacinas para aquela população.

“Atualmente o município tem 16 salas de vacinação fixa, localizadas nas UBS. Aquelas UBS que não possuem essa sala fixa, nelas, as equipes agendam mensalmente um dia para ofertar vacinas para a população, facilitando assim o acesso para essas pessoas”, pontuou Marina Fontes.