Dia Mundial de combate às Hepatites Virais

Em alusão ao Dia Mundial de combate às Hepatites o CTA de Picos promove ações de prevenção e combate às hepatites virais.

Dentre as atividades estão orientações, panfletagem, glicemia, aferição de pressão e testagem rápida para hepatite B e C.

/ CCOM / quarta-feira, 27 julho , 2022

 Em alusão ao Dia Mundial de combate às Hepatites Virais, que é comemorado no dia (28/07), a Secretaria de Saúde de Picos, por meio do   Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), e em parceria com o Serviço Social do Transporte, e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST/SENAT, promoveram, na manhã desta quarta-feira(27), ações de combate às Hepatites Virais. O evento aconteceu na sede do CTA.

O Dia Mundial de combate às Hepatites Virais é comemorado no dia (28/07). Foto: Daniel Holanda.

Dentre as atividades estão orientações, panfletagem, glicemia, aferição de pressão e testagem rápida para hepatite B e C.

De acordo com o coordenador do CTA, Fabio Bernardes, as ações de combate às Hepatites Virais acontece durante todo o ano, porém, no mês de julho, as ações de combate aos vírus foram intensas. “Desde do início do mês nós estamos realizando algumas atividades, fizemos em alguns pontos de vulnerabilidade com as profissionais do sexo, semana passada fizemos com um grupo de jovens, onde foi super produtivo, eles colocaram dúvidas, até porque grande parte das DST estão nos Jovens. Hoje estamos realizando o dia D, onde tivemos a parceria do SEST/SENAT, onde estamos fazendo coleta para exames de HIV, sífilis, de hepatite B e C, além da entrega de folders de orientação”, destacou o Coordenador.

Coordenador do CTA, Fabio Bernardes. Foto: Daniel Holanda.

A doutora Cristina Luz, Gastroenterologista, que atende no CTA, falou da importância do diagnóstico precoce das Hepatites Virais “É muito  importante diagnosticar o paciente porque, de acordo com o diagnóstico,  a gente vai iniciar um tratamento precoce. No caso da hepatite B, a gente vai acompanhar esse paciente, se apresentar alterações em alguns exames, é indicado o tratamento. Já na hepatite C a gente vai iniciar um tratamento em todos os pacientes porque é um vírus que predispõe a cirrose hepática”, afirmou a gastrenterologista.

Doutora Cristina Luz, Gastroenterologista. Foto: Daniel Holanda.

O atendimento com a médica especialista em hepatites acontece semanalmente. O medicamento e o tratamento para as Hepatites é gratuito, e são beneficiados os pacientes de Picos de Macrorregião.  O CTA atende 7h às 13h de segunda a sexta-feira.

Mais imagens !

VEJA AS ENTREVISTA NA ÍNTEGRA!