Campanha

JANEIRO ROXO: Coordenador do PAM realiza palestra no CAPS AD II acerca da prevenção contra a Hanseníase

A palestra teve como público-alvo os usuários dos serviços do CAPS AD II e seus familiares.

Usuários do Caps AD são contemplados com informações acerca da hanseníase (Foto: Rawena Sousa)

/ CCOM / quinta-feira, 18 janeiro , 2024

Por: Rawena Sousa

O mês de janeiro é dedicado à prevenção e conscientização sobre a Hanseníase, com isso, o Posto de Atendimento Médico (PAM) está realizando diversas ações acerca da doença junto à população picoense. Na manhã desta quinta-feira (18), o Coordenador do PAM, Gilberto Valentim, ministrou uma palestra sobre os cuidados, formas de prevenção e tratamento da Hanseníase.

Gilberto Valentim alertou acerca da importância do diagnóstico precoce e dos sintomas iniciais. “Estamos iniciando as atividades do Janeiro Roxo, falando sobre os principais sintomas para os usuários do serviço, seus familiares e para os colegas profissionais. Os principais sintomas da Hanseníase são manchas esbranquiças ou avermelhadas em qualquer parte do corpo, que tenha alteração de sensibilidade. É importante dizer que a Hanseníase não é só manchas, ela é basicamente lesão de nervos, então, os nervos são lesionados pela bactéria e a região que esse nervo enerva perde a sensibilidade, cai o pelo e fica dormente”, explicou.

O Coordenador ressaltou, ainda, que se houver sensação de ardência, queimação, formigamento na pele, principalmente nos membros superiores e inferiores, perda de sensibilidade, área de pele que não sua e/ou que cai o pelo, deve-se ter atenção e se direcionar à UBS mais próxima ou ir diretamente ao PAM, que fica localizado na rua São Sebastião, Número 869, depois do Estádio Municipal Helvídio Nunes de Barros, ao lado do Posto Facilite. Funcionando de segunda a sexta, das 7h às 13h.

Coordenador do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Rawena Sousa)

Gilberto Valentim informou, também, quais serão as próximas atividades relacionadas ao Janeiro Roxo. “Na segunda-feira, 22, nós teremos uma atividade educativa com os pacientes do serviço. Na terça, ocorrerá uma campanha para diagnóstico no PSF do bairro Paroquial. Na quarta, estamos chamando de Dia D, de busca ativa de casos, onde a dermatologista atenderá a partir de 13h os casos suspeitos que os colegas da atenção básica estão selecionando e serão encaminhados ao PAM. Na quinta, terá mais uma campanha de diagnóstico no PSF do bairro Aerolândia e na sexta, vamos fazer o encerramento, com uma blitz educativa próximo à Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus”, finalizou.

Veja mais imagens!