Orientações

No Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, Saúde de Picos promove ação educativa sobre a temática

A ação tem como objetivo alertar a população sobre o uso correto de medicações.

Equipe da Saúde de Picos orientou a população do município sobre o uso racional de medicamentos (Foto: Iaquelly Sousa)

/ CCOM / sexta-feira, 5 maio , 2023

Por: Iaquelly Sousa

No dia 05 de maio, comemora-se o Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos (URM), pensando na saúde e na segurança da população, a Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária, está realizando uma série de ações de conscientização sobre o uso racional de medicamentos.

O Assessor do Conselho de Farmácia do Piauí, Jairo Barros, ressaltou a importância da temática e explicou os riscos do compartilhamento de medicamentos. “O uso racional de medicamentos é totalmente importante para a população, cada organismo absorve e reage de um jeito ao medicamento. Quando seu vizinho por exemplo, tomar um medicamento passado pelo médico para dor de cabeça nem sempre o mesmo remédio vai servir para você, porque existem vários tipos de dor de cabeça e a origem dessa dor pode não ser a mesma que a sua” argumentou o assessor e farmacêutico.

Assessor do Conselho de Farmácia do Piauí, Jairo Barros (Foto: Iaquelly Sousa)

Durante a ação, as equipes da Vigilância Sanitária entregaram panfletos educativos e deram orientações em clínicas da cidade para as pessoas e pacientes sobre a importância e o uso correto de medicações. Sobre a ação, a Coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos, Dra. Lúcia Neiva, informou que ela ocorre em alusão a data comemorativa, lembrando e alertando a população sobre os usos inadequados de medicações.

Dra. Lúcia Neiva, Coordenadora da Vigilância Sanitária de Picos (Foto: Iaquelly Sousa)

“Aproveitando o dia nacional do uso de medicamentos, estamos fazendo uma ação educativa corroborando com a data, que já chama atenção da população, lembrando a importância do uso racional de medicamentos, estamos conversando com o público alvo distribuindo panfletos educativos bem simples, para que eles entendam a importância e usem com consciência suas medicações”, relatou a coordenadora.

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!