MUTIRÃO DE ESPECIALIDADES EM PICOS

Picos receberá mutirão do AMEI com mais de 500 consultas e exames especializados

A ação, realizada na Central de Diagnóstico do Estado, vai ofertar consultas e exames gratuitos nas áreas de dermatologia, ginecologia e urologia, com foco na prevenção e diagnóstico dos três tipos de câncer mais comuns: pele, colo de útero e próstata.

/ CCOM / quarta-feira, 3 setembro , 2025

A cidade de Picos será contemplada, entre os dias 05 e 07 de setembro, com o mutirão do Atendimento Médico Especializado Itinerante (AMEI). A ação, realizada na Central de Diagnóstico do Estado, vai ofertar consultas e exames gratuitos nas áreas de dermatologia, ginecologia e urologia, com foco na prevenção e diagnóstico dos três tipos de câncer mais comuns: pele, colo de útero e próstata.

Ao todo, serão disponibilizadas 60 vagas por especialidade por dia, totalizando 535 atendimentos para o município. O fluxo de encaminhamento será feito pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs), responsáveis por avaliar os pacientes e direcioná-los para a Central de Marcação da Secretaria Municipal de Saúde.

Público

Ginecologia: mulheres de 25 a 64 anos com exame preventivo alterado.

Urologia: homens a partir de 50 anos, ou de 45 anos com fatores de risco, que tenham PSA alterado ou queixas geniturinárias.

Dermatologia: pacientes com lesões suspeitas de câncer de pele.

Nos atendimentos, os pacientes poderão realizar procedimentos como coloposcopia, biópsia, ultrassonografia de próstata e toque retal, além da avaliação clínica com os especialistas.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Dr. Thales Coelho, a ação representa um grande avanço para o município:

“O AMEI é um projeto fundamental porque aproxima a população de serviços especializados que, muitas vezes, só estariam disponíveis em grandes centros. Em Picos, essa iniciativa vai ajudar a reduzir filas, agilizar diagnósticos e garantir mais acesso a exames essenciais para a prevenção do câncer.”

Os pacientes devem procurar a UBS de referência para avaliação e encaminhamento. No dia do atendimento, é necessário apresentar RG, CPF, cartão do SUS e exames anteriores, caso possuam. Com essa força-tarefa, a expectativa é ampliar o acesso da população a cuidados especializados e reforçar a rede de atenção à saúde no município.

CCOM/ Ascom SMS/ Michel Renann