Programa de castração

Programa permanente de castração de animais de rua de Picos torna-se exemplo para outras cidades

O Projeto tem como objetivo principal implementar políticas públicas eficazes para o controle da população canina de machos e fêmeas, através da castração humanizada, diminuindo a procriação por meio da intervenção cirúrgica.

/ CCOM / terça-feira, 16 janeiro , 2024

Cuidar da saúde e bem-estar dos animais de rua é uma preocupação constante da atual gestão da Prefeitura Municipal de Picos, foi pensando nisso que em agosto de 2021, o Prefeito Gil Paraibano, através da Secretaria de Saúde de Picos, em parceria com os Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), criou o projeto permanente de castração gratuita de cães em situação de abandono de rua.

O Projeto criado na Cidade de Picos é pioneiro e tornou-se exemplo para outras cidades, que diariamente citam o projeto picoense em seus debates para implantar um controle de zoonoses de qualidade, digna e segura para os animais. O Centro de Zoonozes é o local que acolhe cães no pós-operatório com apoio da ONG Amigos Protetores dos Animais de Picos (APAPI), tudo em ambiente de limpeza permanente e alimentação dos animais durante a sua recuperação.

O Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil, destacou a satisfação de ver que gestores estão tendo Picos como referência para a implantação do mesmo projeto em suas cidades.

“Quando o prefeito Gil Paraibano nos deu total apoio para a implantação do projeto de castração gratuita de cães de rua, em agosto de 2021, esperávamos superar a grave questão humanitária da eutanásia indiscriminada desses animais no Centro de Controle Zoonoses de Picos, além de lidar com essa situação que também é de saúde pública.  Hoje já são mais de 2 mil animais de rua esterilizados e acompanhados pela Apapi e isso tem o seu impacto no controle de nascimentos indiscriminados e na consequente diminuição do abandono de animais. Ficamos felizes de ver que outras cidades seguiram o nosso exemplo”, contou.

Deputado Estadual, Aldo Gil (Foto: Isael Pereira)

Ao todo, o projeto permanente de castração humanizada de animais de rua de Picos já beneficiou mais de 2 mil animais.