Atividades educativas

PSE realiza atividades educativas nas escolas municipais por via remota

CCOM / segunda-feira, 14 dezembro , 2020

A Secretaria Municipal de Saúde por meio do Programa Saúde na Escola (PSE) e em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciaram no mês de setembro as atividades educativas nas escolas municipais via online. As atividades tiveram apoio do Grupo de Estudos em Saúde Coletiva (GPesC) da Universidade Federal do Piauí-UFPI.

De acordo com a coordenadora do PSE, Iane Borges, a Secretaria de educação disponibilizou a plataforma de vídeos que já é utilizada para as aulas remotas, para que fosse possível trabalhar em conjunto as ações de saúde do programa.

Coordenadora do PSE, Iane Borges.

As equipes de Saúde da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e do núcleo de apoio a saúde da família (NASF), alunos e professores dos grupos de pesquisa da UFPI se reuniram para a elaboração de vídeos informativos, sucintos e lúdicos para os alunos.

“Por conta da pandemia, o Ministério da Saúde decidiu que realizássemos as atividades do PSE nas escolas por meio de vídeos, ao passo que criássemos alguma estratégia para que tivéssemos um feedback de quem e quantos alunos participariam. A coordenação da Secretaria da Educação decidiu criar o Momento Saúde, onde foi integrado aos cadernos impressos dos alunos, atividades com questões que contemplassem os conteúdos abordados nos vídeos. A ideia deu certo, o aluno tem participado e ficamos felizes com o resultado”, avalia a coordenadora do PSE, Iane Borges.

O objetivo desse trabalho é continuar levando informações sobre promoção e prevenção de saúde dentro das escolas. As ações abordadas foram: combate ao Aedes Aegypti, prevenção contra o Covid-19, Imunização, Práticas corporais e atividades físicas e Alimentação Saudável.

Rejane Anjos, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação.

“ O momento saúde contribui na consciência do educando culminando nas ações de prática que visam a promoção da sua própria saúde na comunidade na qual o indivíduo  está inserido, pode ser a família e a vizinhança. O  momento saúde  é transmitido via remota, ele foi dividido em ciclos para poder oportunizar e otimizar a compreensão das relações e das ações que fortalece a participação das crianças e dos adolescente em uma vida  saudável”, explicou , Rejane Anjos, coordenadora da Secretaria Municipal de Educação.

O público abordado foi o ensino infantil e ensino fundamental das 63 escolas do município, com a participação de mais 1800 alunos.