Janeiro Branco

Saúde de Picos realiza abertura da campanha do Janeiro Branco

O evento aconteceu no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, localizado no bairro Ipueiras.

Abertura da campanha em prol do janeiro branco (Foto: Jackelany Vasconcelos)

/ CCOM / quarta-feira, 18 janeiro , 2023

Visando a promoção da saúde mental, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta quarta-feira (18), a abertura da campanha em prol do Janeiro Branco, no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II. Este ano, a campanha tem como tema “A vida pede equilíbrio”.

Durante o evento foram realizadas palestras de conscientização para os familiares dos usuários do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS II, além de apresentações musicais e um momento de reflexão conduzido por evangélicos.

Na ocasião a Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal, falou acerca do objetivo da campanha. “A campanha tem por finalidade chamar atenção dos indivíduos, das instituições, das autoridades, e da sociedade como um todo, para as necessidades relacionadas à saúde mental dos seres humanos, uma humanidade mais saudável pressupõe respeito à condição psicológica de todos. Janeiro, sendo o início do ano, inspira as pessoas a fazerem reflexões acerca de suas vidas. Então, a campanha pede saúde pública, como também pede equilíbrio, pois fazemos um pedido para a comunidade, para as instituições para a gente rever a ampliação dos serviços que oferecem saúde mental para a população”, explicou a coordenadora.

Coordenadora do CAPS II, Aurelândia Leal (Foto: Jackelany Vasconcelos)

O psicólogo do CAPS II, Robson Dias, destacou a importância da campanha de conscientização em prol do Janeiro Branco. “A campanha do Janeiro Branco é essa ênfase na atenção, no cuidado e na promoção de uma vida saudável, mas priorizando a saúde mental. Nós do CAPS II, achamos que seria muito viável, esse ano, discutir esse cuidado de saúde mental com uma ênfase maior nos familiares que lidam diariamente com esses usuários, que vivenciam essas crises desses pacientes. Então, quando a gente percebe que o familiar tem uma saúde mental equilibrada, isso é fundamental para o tratamento terapêutico desse paciente, vai dar uma força maior para que a evolução e o prognóstico desse usuário sejam mais efetivos, por isso as ações desse ano são priorizando esse cuidado com a saúde mental também dos familiares”, pontuou.

Psicólogo do CAPS II, Robson Dias (Foto: Jackelany Vasconcelos)

Estiveram presentes à ocasião, as colaboradoras do Núcleo de Atendimento à Saúde da Família – NASF, equipe do SEST SENAT, acadêmicos da área da saúde da Universidade Federal do Piauí e, profissionais da saúde e familiares dos usuários do órgão.

Veja mais imagens!

Acompanhe na íntegra as entrevistas!