Combate ao Aedes Aegypti

SMS realiza atividade de inserção de alevinos para auxiliar no combate ao mosquito Aedes Aegypti na zona rural de Picos

Além desta ação, foram intensificadas as vistorias de águas paradas, limpeza de calhas e lajes, além de manter caixas d'água e cisternas tampadas.

Ação foi realizada na Comunidade Chapada do Mocambo (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / sexta-feira, 3 junho , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Secretaria Municipal de Saúde de Picos em parceria com o Centro de Zoonoses, realizou na manhã desta sexta-feira, 03 de junho, a inserção de alevinos de peixes em locais considerados como focos do mosquito Aedes Aegypti, na comunidade Chapada do Mocambo, zona rural de Picos. A iniciativa, segundo o Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins, pretende combater de forma simples e efetiva, a proliferação de larvas do mosquito transmissor da Dengue e Chikungunya.

“Existem várias formas de controle do Aedes Aegypti. Hoje, estamos implementando o controle biológico. Para tanto, estamos utilizando alevinos de peixe. Alevinos se alimentam de larvas. Essa é uma experiência já constatada, pois onde tem o alevino de peixe, não tem foco do Aedes“, explica o Coordenador.

Coordenador do Centro de Zoonoses, Agenor Martins, fazendo a condução dos alevinos (Foto: Roberto Oliveira)

O trabalho de controle dos focos do mosquito Aedes Aegypti, consiste em várias maneiras. São medidas simples de prevenção, sejam por meio da eliminação de águas paradas, limpeza de calhas e lajes, além de manter caixas d’água e cisternas tampadas.

Já o controle biológico, ação realizada na manhã de hoje (03) em Chapada do Mocambo, diz respeito à inserção direta de alevinos de peixe em locais considerados potenciais proliferadores, como é o caso de caixa d’água e outros recipientes que possam acumular água parada e limpa. A inserção desses alevinos, segundo o colaborador, Chico Bombeiro, visa atacar diretamente as larvas existentes, eliminando completamente a proliferação do mosquito.

“O papel do alevino é comer as larvas do mosquito. A gente coloca três alevinos, sendo um de cada espécie para que não ocorra a reprodução. Cada um tem a sua função nesse processo de comer os alevinos e também de manter o ambiente, ou seja, sem poluição da água”, pontua Chico Bombeiro.

Chico Bombeiro, colaborador da ação (Foto: Roberto Oliveira)

Na ação de controle biológico do mosquito Aedes Aegypti, a Secretária Municipal de Saúde de Picos, Tatiane Gil, participou ativamente. De acordo com a gestora, a gestão do prefeito Gil Marques de Medeiros está imbuída em oferecer segurança em saúde à população picoense, seja nas suas mais variadas formas.

“Estamos à frente da pasta, justamente para garantir saúde de qualidade à população, e cada vez mais trabalhar para que nós possamos erradicar doenças e problemas que acometem a população. Estamos com várias ações, tanto essa dos alevinos, quanto uma parceria com a Secretaria de Serviços Públicos, fazendo a limpeza nos bairros, assim como, com a Secretaria de Educação, realizando trabalhos nas Escolas, divulgando informações para que a gente possa ter êxito no combate ao mosquito Aedes Aegypti”, conclui a gestora.

Secretária de Saúde, Tatiane Gil, fazendo a distribuição dos alevinos (Foto: Roberto Oliveira)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!