Explicação!

Secretaria de Saúde explica vacinação de idosos na sede com sobras de doses de vacina

CCOM / quinta-feira, 25 março , 2021

Por: Isael Pereira

Na noite desta quarta-feira, 24 de março, circulou em grupos de WhatsApp vídeos que acusavam a Secretaria Municipal de Saúde de priorizar pessoas em relação a vacinação da Covid-19. Nos textos que acompanhavam os vídeos, afirmavam que “pessoas ricas indo vacinar agora”. O secretário de saúde de Picos, Aldo Gil, veio a público e explicou a situação.

Situação distorcida foi compartilhadas em grupos de WhatsApp.

Aldo Gil conta que no dia de ontem precisamente, a vacinação ocorreu na zona rural do município, para idosos acamados e domiciliados do grupo de 75 a 79 anos. Ele explica que as novas remessas de vacinas contra a Covid-19 estão vindo em frascos multidoses e em cada recipiente contém uma quantidade de 10 doses. O mesmo conta, que se a vacinação em uma localidade tiver um número de idosos que seja quebrado, como por exemplo “133” automaticamente sobrará 7 doses de um frasco. Os frascos multidoses quando abertos possuem apenas 6 horas de validade e precisam ser aplicados nesse prazo de tempo.

“Quando chegamos à noite na Secretaria que o pessoal voltou das vacinações, nós tínhamos um frasco sobrando com 7 doses. Eu tinha duas opões, ou descartava e jogava fora a vacina, que eu acho isso um crime contra a humanidade ou chamávamos 7 idosos dentro da faixa etária para estarmos completando esse frasco e vacinando essas pessoas. Já tínhamos alguns idosos dentro dessa faixa etária que estavam cadastrados e eram aqueles que foram mais de duas vezes nos postos, não conseguiram tomar a vacina e aí com essa sobra de doses, ontem de tardezinha para a noite nós começamos a chamar esse pessoal para não perdermos essas doses”, explicou o secretário.

Secretário de Saúde, Aldo Gil, explica que não desperdiçará nenhuma dose da vacina.

O secretário ainda frisa que se o mesmo fato voltar a ocorrer jamais irá desperdiçar doses da vacina contra a Covid-19. Segundo ele, cada dose é extremamente importante para a imunização da população e no combate contra o coronavírus. “O que não pode acontecer de maneira nenhuma é haver desperdício e perca de doses. Mais na frente se formos fazer uma outra vacinação em um dia que seja para acamados e domiciliados com aplicação volante nas casas dos idosos pode ocorrer que sobre outras doses”, disse o gestor.

O secretário aproveita o momento para frisar e agradecer a equipe de profissionais da saúde que estão empenhados e entregues de corpo e alma, trabalhando incansavelmente, em todos os horários.  “Na sexta-feira é feriado, vamos vacinar, pois isso é uma missão humanitária. O remédio contra esse vírus é quando vacinarmos toda população. Pedimos a compreensão da população que a vacina vai chegar e estamos determinados a cumprir essa missão que nos foi dada”, finalizou o secretário.

Acompanhe a entrevista na íntegra!