Campanha

Secretaria de Saúde realiza início da campanha Janeiro Roxo em Picos

Em 2024, o município de Picos registrou 28 casos de hanseníase.

Palestra trouxe informações sobre a importância do diagnóstico precoce (Foto: Daniel Holanda)

/ CCOM / segunda-feira, 22 janeiro , 2024

Tendo início a Semana do Janeiro Roxo de Picos, a Prefeitura Municipal por meio da Secretaria de Saúde de Picos, realizou na manhã desta segunda-feira (22), uma palestra no Posto de Atendimento Médico (PAM), voltada para usuários e população em geral.

A palestra foi ministrada pelo coordenador do PAM, Gilberto Valentim, e teve como objetivo conscientizar a população sobre a prevenção e tratamento da hanseníase.

Gilberto Valentim alertou sobre a importância de ter conhecimento precoce do diagnóstico e elencou os sintomas iniciais. “Manchas esbranquiçadas, avermelhadas pelo corpo, alteração de sensibilidade da pele, mas é importante dizer que a hanseníase não é só mancha. A hanseníase apresenta também sintomas neurais, como sensação de formigamento, ardência, queimação, fisgadas por todo o corpo, principalmente dos membros inferiores e superiores”, explicou.

Coordenador do PAM, Gilberto Valentim (Foto: Milene Silva)

O Coordenador ainda alertou para a quantidade de casos de hanseníase que Picos teve em 2024. “Em 2024, nós tivemos 28 casos de hanseníase no município de Picos. Se a gente pegar esse número e distribuir pela população, a gente vê que estamos ainda em uma densidade muito alta”, alertou.

A palestra contou ainda com a participação dos alunos do curso Técnico de Enfermagem do CEPROSP de Picos. A aluna, Daniela Leal, falou da importância do diagnóstico precoce para as pessoas que buscam o tratamento. “Quanto mais cedo a população procura os postos de saúde para diagnosticar algum problema, caso sintam algum sintoma, vai adquirir informação e o tratamento precoce”, disse a aluna.

Daniela Leal, aluna do CEPROSP (Foto: Milene Leal)

Para o paciente, Genivaldo Martins, quanto mais rápido for o diagnóstico maior a chance de cura da doença. “Quando as pessoas tiverem os sintomas da hanseníase, fazerem o exame mais cedo, porque é mais fácil ter cura”, disse. Genivaldo citou ainda que precisa fazer sessões de fisioterapia frequente no PAM e destacou os serviços de qualidade oferecidos pelo posto e deixou um alerta “Quando fizerem algum diagnóstico e tiverem com hanseníase, cuidar logo”, finalizou o paciente.

Genivaldo Martins, paciente do PAM (Foto: Milene Silves)

Veja mais imagens!

Acompanhe as entrevistas na íntegra!