Palestra

SMS realiza palestras de prevenção e combate ao câncer de pênis na UBS Ipueiras I e II e Penitenciária José de Deus Barros

O câncer de pênis é um tumor raro que pode surgir no órgão ou apenas na pele que o cobre, provocando mudanças na cor e textura da pele, assim como surgimento de nódulos ou feridas que demoram muito tempo para desaparecer.

Diversos homens foram contemplados com as ações informativas (Foto: Roberto Oliveira)

/ CCOM / terça-feira, 26 abril , 2022

Por: Roberto Oliveira

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 26, palestras sobre prevenção e combate ao câncer de pênis. A iniciativa buscou informar e prevenir o público masculino acerca da doença. As Palestras aconteceram na Unidade Básica de Saúde I e II, no bairro Ipueiras e no Penitenciária José de Deus barros.

Segundo o médico da referida UBS, Marcos Bezerra, a prevenção, por meio da higiene e cuidados básicos, são as formas mais efetivas de se combater a doença. “Essa ação é uma tentativa de prevenir, informar e tentar diagnosticar algum caso. Cada doença, quanto mais cedo cuidar, melhor de tratar”, comenta o médico.

Médico, Dr. Marcos Bezerra, ministrando momento informativo (Foto: Roberto Oliveira)

A Coordenadora da UBS Ipueiras I e II, Michele Moreira Reis, explica que o público envolvido, também realizou exames variados, como teste rápido para HIV, diabetes, hepatites B e C e VDRL. Segundo a Coordenadora, é fundamental que o público masculino tenha consciência de realizar exames periódicos, e também de se proteger contra a doença.

“Estamos realizando essa ação voltada para a saúde do homem. O público-alvo é o hipertenso e o diabético. Queremos mostrar a importância da limpeza diária do órgão (pênis), sobre a utilização do preservativo e sobre a procura pelo médico”, explica a Coordenadora.

Michele Moreira, Coordenadora da UBS Ipueiras I e II (Foto: Roberto Oliveira)

Saúde do Trabalhador

A palestra realizada na manhã desta terça-feira (26), na UBS I e II, no bairro Ipueiras, contou com a parceria da Assistente Social do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), Socorro Rêgo. Segundo a Assistente Social, a passagem do “Abril Verde”, mês de discussões de políticas para prevenção de doenças e acidentes de trabalho, está diretamente ligado ao contexto da prevenção de doenças. “O papel do Cerest é alertar sobre os riscos em que os trabalhadores estão inerentes segundo a atividade que desenvolve. É importante cada um conhecer os riscos e como minimizar esses riscos de acordo com cada atividade”, explica Socorro Rêgo.

Socorro Rêgo, Assistente Social (Foto: Roberto Oliveira)

Câncer de Pênis

O câncer de pênis é um tumor raro que pode surgir no órgão ou apenas na pele que o cobre, provocando mudanças na cor e textura da pele, assim como surgimento de nódulos ou feridas que demoram muito tempo para desaparecer.

Este tipo de câncer é mais frequente em idosos com mais de 60 anos, mas também pode acontecer em jovens, especialmente em homens fumantes, que façam má higiene da região íntima ou que tenham contato íntimo sem camisinha, por exemplo.

O câncer de pênis tem cura, no entanto pode ser necessária cirurgia para remover os tecidos afetados e, por isso, quanto maior for o tumor ou quanto mais tarde for identificado, maiores são as chances de precisar retirar um pedaço maior do pênis.

Penitenciária José de Deus Barros

Ainda na manhã desta terça-feira, outra equipe de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, esteve no Presídio José de Deus Barros, no bairro Altamira para realizar palestra acerca da prevenção e combate ao câncer de pênis. Segundo o Coordenador de saúde do Adulto, Idoso e Tabagismo de Picos, Andreolly Mark, a informação é uma das principais armas no combate à doença. Segundo o gestor, a desinformação sobre o câncer de pênis contribui substancialmente para o crescimento no número de pacientes positivos para a doença.

“A informação é fundamental para o controle da doença. Observamos que existe demanda crescente de pessoas com problemas no pênis, e percebemos que a uma das formas de evitar o câncer de pênis é a informação. Informação sobre a higienização correta. No Brasil, ocorreu 1.600 casos de câncer de pênis e no Piauí, houve uma média entre 25 e 30 casos”, alerta o gestor.

Andreolly Mark ao centro, juntamente com outros Coordenadores da SMS (Foto: Roberto Oliveira)

O vice-diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Hemerson Barbosa, acrescenta que a iniciativa de levar informação aos detentos daquele presídio é relevante, sobretudo do ponto de vista da prevenção.

“Realmente é muito importante a gente trabalhar na prevenção, do que curar o câncer depois. É um trabalho muito valioso que a Secretaria de Saúde de Picos desenvolve aqui nessa unidade”, avalia Hemerson Barbosa

Vice-diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Hemerson Barbosa (Foto: Roberto Oliveira)

A ação contou com a presença e colaboração de outros Coordenadores da SMS como: Yago Carvalho (Coordenador de Saúde da Mulher), Marciel Pio (Coordenador de Saúde da Criança e Adolescente), Frenada Alencar (Coordenadora da PNAISP) e Luana Chagas (Coordenadora do NASF).

Veja mais imagens!

Acompanhe a entrevista na íntegra!