Secretária de Saúde economiza R$ 2,5 milhões com redução de gastos

CCOM / sábado, 19 setembro , 2015

User comments

O governo municipal prevê economia de R$ 2.560.000 ao ano na pasta da Saúde, com a redução de aluguéis, combustível e funcionários contratados. A economia é resultado de medidas já adotadas desde o inicio da gestão ‘Uma cidade para todos’, com o objetivo de aumentar receitas e reduzir despesas. A perspectiva é dar viabilidade administrativa e financeira à Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Cinco estruturas deixaram de funcionar em casas e espaços alugados e foram colocadas em sedes próprias ou foram relocadas, entre elas, o escritório e dois terrenos onde funcionavam o Laboratório Fitoterápico de Picos (LAFIPI), Vigilância Sanitária e o Posto de Saúde da Família, situado na Av. Nossa Senhora de Fátima. A ação deve resultar em economia de aproximadamente R$ 10.300, valor antes gasto com aluguel.

Outro setor que registrou saldo positivo foi o de transportes. O corte se deu na ordem de 53% do que estava sendo utilizado com a aquisição de combustíveis até 14 de junho deste ano, data do início da nova gestão. Já no setor pessoal, houve corte no número de funcionários contratados. Um total de 143 profissionais nas mais diferentes áreas foram desligados do quadro em agosto de 2015.

O secretário de Saúde, José Venâncio, o conhecido Dudé, assegura que as medidas tomadas não comprometeram o funcionamento da SMS. “Elas ocorreram no sentido de enxugar a folha de pagamento, tendo como foco os valores pagos em cargos comissionados e demissão de contratados, bem como a redução de custos com combustível e alugueis. Tais ações consistem de ajustes administrativos e financeiros que propiciaram essa grande economia”, garante.