Defensoria pública

Defensores encaminharam pelo menos 200 casos judiciais em Picos pelo projeto Impacto Livre

CCOM / sexta-feira, 18 janeiro , 2019

Os defensores federais e estaduais que participaram do projeto Impacto Livre estão encerrando hoje os seus atendimentos na cidade picoense. Foram resolvidos em torno de 200 atendimentos de Justiça, os quais pessoas foram encaminhadas com suas demandas ou receberam algum andamento em sues casos.

Maria de Fátima se diz satisfeita com o atendimento

“Agente faz esses serviços itinerantes, deslocamos a nossa estrutura para dar atendimento à população, sobretudo no que diz respeito à orientação de causas judiciais. Durante esta semana, conseguimos resolver e encaminhar pelo menos 200 casos num universo de centenas de pessoas que nos procuraram no interior desse projeto Impacto Livre”, comenta o defensor federal Rômulo Plácido.

Defensor federal Rômulo Plácido

A dona de casa Maria de Fátima conta que foi atendida pelo projeto e que seu problema judicial ganhou rumo satisfatório para ela.

“Agora eu vou constituir advogado, como fui orientada, e com certeza vou resolver meu problema. Graças a Deus e a esse pessoal da Justiça e desse projeto”, avalia a doméstica.

Equipe atendeu durante esta semana

Dente outros objetivos, o que de fato rege o papel da Defensoria Pública, seja ela Federal ou Estadual, visa promover o acesso aos benefícios judiciais àquelas camadas mais carentes da sociedade, já que na imensa maioria dos casos, as pessoas não podem pagar um advogado.

Em uma semana de atuação os defensores atenderam sobretudo casos de relacionados a benefícios previdenciários e assistenciais, o que envolve uma gama expressiva de pessoas que se enquadram nesse tipo de atendimento, como é o caso do idoso, pessoas com deficiência, pessoas que tomam medicamento contínuo, entre outros, é o que explica o defensor federal Rômulo Plácido.

Foram encaminhados pelo menos 200 casos

“Aqui instauramos procedimentos, tentamos contatos com o INSS, de forma que, dentro das limitações técnicas e de tempo, nós conseguimos realizar um trabalho que contribuiu de algum modo para o público que nos procurou, e isso é o que importa”, analisa o defensor.

O atendimento dos defensores engajados no projeto Impacto Livre encerra hoje. Lembra-se que o referido projeto permanece em Picos até domingo dia 20, realizando outros procedimentos, assim como promovendo atrações culturais pela cidade.

Crianças participam de brincadeiras

O projeto acontece semestralmente nos meses de janeiro e julho, durante 10 dias e reúne centenas de pessoas de todo o Brasil. Por meio dessa ação social solidária, comunidades inteiras têm sido impactadas e transformadas. Em Picos, o projeto Impacto Livre tem total e irrestrito apoio do prefeito Pe. Walmir Lima e sua administração.