Dia ‘D’ do esporte promove inclusão de jovens do Parque de Exposição

CCOM / quinta-feira, 17 outubro , 2019

Roberto Oliveira

A prefeitura de Picos em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social, Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e Coordenadoria Municipal de Juventude, realizaram na manhã de hoje, atividades esportivas e palestras com adolescentes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes do município.

Palestra com adolescentes

As ações aconteceram na Escola Maria Gil no Parque de Exposição e contaram com palestras e atividades esportivas.

“É uma maneira de educar os adolescentes por meio do esporte, pois o esporte é umas das grandes armas para o engrandecimento do ser humano’, explica a assistente social Carleide Sousa.

O evento teve por finalidade proporcionar um dia produtivo aos adolescentes com atividades educativas e esportivas, onde a inclusão social desse público foi a tônica.

Evento promove inclusão de jovens

Nesse sentido, entende-se que a prática esportiva supera barreiras e harmoniza momentos de intercâmbio e muita disposição para os envolvidos. Nesse intuito, órgãos municipais picoenses se uniram visando a promoção da inclusão social de adolescentes por meio do Esporte.

Deve-se lembrar também que a iniciativa é uma ação suscitada pelo Selo UNICEF, coordenada pelos integrantes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes de Picos.

“Fizemos palestras e oficinas para interação dos jovens. Essa é a hora em que a juventude pode falar com o município sobre o que eles pensam. A gente escuta e passamos para o nosso gestor maior”, cometa a mobilizadora de adolescestes do Núcleo de Cidadania dos Adolescentes, Luíza Clarice.

O Núcleo de Cidadania dos Adolescentes – NUCA é um espaço de discussão sobre temas relacionados às crianças e adolescentes que objetiva apoiar esse público e seu desenvolvimento e competências, além de contribuir para fortalecer sua capacidade de incidir nas políticas públicas.

Palestras com jovens diuti variadas formas de promoção da cidadania

O palestrante Daniel Freitas, falou sobre o propósito de se vencer por meio do esporre. Ele contou algumas passagens da sua vida pessoal para vencer vários obstáculos, sempre pensando seguir em frente.

“Nós estamos mostrando para esses jovens que sonhar vale a pena e se você sonhar e batalhar, você pode alcançar seus objetivos”, analisa Daniel Freitas.

O estudante Gabriel da Silva, que participou do evento, disse que a iniciativa é bem vinda, já que promove a inclusão dos jovens e a interação entre si e socialmente, além de proporcionar o debate acerca do que pensa esse público.

“É importante para nós, pois estamos interagindo e podemos conversar e discutir o que pensamos junto ao poder público”, comenta.

Estudante Gabriel da Silva