Dia 18 de maio

Semtas realiza roda de conversa com pais e responsáveis sobre abuso sexual contra criança e adolescente

O evento reuniu pais e responsáveis, onde os mesmos puderam tirar dúvidas sobre as mais diferentes formas de abuso sexual contra esse público. A roda de conversa aconteceu no CRAS do Morada Nova.

/ CCOM / quarta-feira, 4 maio , 2022

 

 

A Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social, realizou na manhã desta quarta, 04 de maio, uma palestra de orientação acerca da violência sexual contra crianças e adolescentes. O evento reuniu pais e responsáveis, onde os mesmos puderam tirar dúvidas sobre as mais diferentes formas de abuso sexual contra esse público. A roda de conversa aconteceu no CRAS do Morada Nova.

 

Comunidade participa – Foto – Roberto Oliveira

 

Segundo a Secretária de Assistência Social, Wiânica Alencar, a intenção é esclarecer pais e responsáveis sobre a temática da exploração sexual contra criança e adolescente. De acordo com a gestora, os poderes instituídos não podem se omitir em prestar informações necessárias junto às famílias sobre as diferentes maneiras de combate ao abuso sexual contra a criança e adolescente.

 

Secretária de Assistência Social, Wiânica Alencar – Foto – Roberto Oliveira

 

“Sabemos que é uma problemática relevante e nós não podemos cruzar os braços, nos calar. Temos que realmente levar informação à população com o objetivo de prevenir, conscientizar os pais na intenção de diminuir os índices de abuso sexual contra esse público. Afinal, nós, pais, somos cuidadores, responsáveis por essas crianças e adolescentes. A melhor forma é prevenir para que esses casos diminuam”, acredita a gestora.

 

Pais e responsáveis puderam tirar dúvidas – Foto – Roberto Oliveira

 

Durante o evento, a psicóloga Graça Moura proferiu palestra para os participantes. Segundo a especialista, a violência sexual contra a criança e adolescente é uma espécie de “chaga” histórica na sociedade brasileira e que precisa ser combatida na sua essência, onde a prevenção é a palavra-chave.

 

Psicóloga Graça Moura – Foto – Roberto Oliveira

 

“Esse problema é uma chaga na sociedade. Um problema muito difícil de ser lidado. Nossas crianças, nossos adolescentes, historicamente, foram abusados. Continuam sendo abusados. Nossa conversa é sobre isso, sobre a responsabilidade de cada adulto de prevenir, porque nossas crianças merecem”, pontua

Dia 18 de maio

O dia 18 de maio é o Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, data que estimula a reflexão sobre o papel da sociedade civil no combate a esse tipo de crime.

 

Comunidade participa – Foto – Roberto Oliveira

 

Além da conscientização, uma das formas mais eficazes de combater abusos e explorações é a denúncia, que pode ser feita por meio do Disque 100, um canal da Secretaria Nacional de Direitos Humanos (SDH), que funciona 24 horas por dia. A ligação é gratuita e a identidade do denunciante é mantida em sigilo. As denúncias recebidas são analisadas e encaminhadas aos órgãos responsáveis.

 

Iniciativa vida orientar país e responsáveis – Foto – Roberto Oliveira

 

O Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído em 1988, incentivado por um crime ocorrido no dia 18 de maio de 1973, quando uma menina de oito anos foi sequestrada, drogada, espancada, violentada e morta.

Veja mais imagens: