Programa Valorizar

Secretaria de Desenvolvimento Econômico promoverá feira de artesanato na próxima segunda-feira (08)

“O Programa Valorizar foi criado em 2015, e em 2016, nós executamos dez edições, foram dez meses que nós cadastramos em Picos, todos os profissionais no artesanato, nas artes plásticas, pinturas diversas, onde conseguimos fazer um cadastramento em média de 120 participantes”, disse o Secretário.

Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Foto: Maria Ivonete)

/ CCOM / quinta-feira, 4 maio , 2023

Com o intuito de valorizar e expandir o comércio local de artesanato, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico, vai voltar a realizar o Programa Valorizar. Este Projeto consiste em uma feira, onde os artesãos do município podem comercializar seus produtos, arrecadar capital e divulgar o seu negócio.

O Secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Iata Anderson, falou acerca das edições anteriores do Programa. “Fizemos uma grande feira, nessas dez edições que aconteceu, foram comercializados cerca de 140 mil reais em produtos. E agora de volta à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, nós estamos resgatando o Programa Valorizar, já tivemos o primeiro encontro com os artesãos de Picos, estamos nesse trabalho de reaproximar todos os profissionais dessa área para que a gente possa reestruturar e voltar com as feirinhas”, disse.

Iata Anderson explicou ainda sobre a retomada do Programa Valorizar, que vai acontecer no dia 08 de maio. “O primeiro momento, que já aconteceu que foi a reunião. Agora dia 08 de maio, até o dia 13, véspera do Dia das Mães, essa feira vai voltar a acontecer dentro do espaço do Shopping do Povo, que é um espaço amplo. E nós queremos dia 08, às 9h da manhã, com a presença do prefeito e autoridades, fazer a abertura oficial da retomada do Programa Valorizar. Na ocasião, nós vamos contar com o Banco do Nordeste que vem trazendo seus agentes de desenvolvimento para oferecer produtos e serviços para o pequeno empreendedor, o MEI, aquele que precisa de um pouco de capital para manter sua produção”, explicou.

De acordo com o Secretário, as pessoas interessadas em participar do Programa, devem procurar à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, se apresentar e dizer com que tipo de arte trabalha, para que assim seja feito o cadastro. Ele ressaltou ainda que estão providenciando criar canais de divulgação, bem como criar uma Associação para artesãos, isso visando garantir os direitos e facilitar a comercialização desses produtos.