O encontro aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Picos.

Umbandistas se reúnem para discutir a regularização dos terreiros existentes em Picos.

CCOM / sexta-feira, 14 agosto , 2015

Foto: Gilciene Monteiro

A Prefeitura Municipal de Picos através da Coordenação de Diversidade e Inclusão da Seme Picos reuniu, na tarde do último sábado dia (08), umbandistas de Picos e toda a região. O objetivo do encontro foi discutir a regularização dos quase 70 terreiros existentes em nossa cidade.

A União Umbandista de Picos foi fundada no dia 13 de maio de 1987, e mesmo com a falta de informação e o preconceito, a religião cresce a cada ano. Estima-se que hoje há cerca de 600 umbandistas na cidade.

A Umbanda é uma religião 100% brasileira. Nasceu da mistura de diversas crenças, vindas de outras religiões. Segundo o Coordenador de Diversidade e Inclusão da Secretaria Municipal de Educação, Paulo Mafra, ainda há muito preconceito com a religião. “Bem, então é, inicialmente pelo caráter educativo mesmo que um evento desse tipo tem, existe, muitas vezes, uma intolerância religiosa, muito preconceito em ambientes comerciais, no meio da rua, de repente por que a pessoa tem uma expressão religiosa diferente…tem muito a ver com a nossa formação mesmo, nosso passado, muitas vezes não é discutido.”

Plenário da Câmara Municipal de Picos.

A Presidente da União Umbandista de Picos, Mãe Jandira, falou da importância de eventos como esse para divulgar a cultura da umbanda na cidade. “ Para nós umbandistas se torna um dia muito importante…durante esse ano a gente tem feito um trabalho árduo, tenho dado tudo de mim pra ajudar…e é da maior importância a gente vim da saber ao setor público que a umbanda existe aqui em Picos”.
Mãe Jandira ressaltou ainda que existe muito preconceito e discriminação. “Mas a gente vê que ainda existe o preconceito, o que nós estamos buscando hoje aqui é o reconhecimento, é que a sociedade nos veja como outra religião, outros conceitos de vida”

A Coordenadora de Igualdade Racial do Piauí, Assunção Aguiar, está realizando uma trabalho de divulgação dos trabalhos da cultura da Umbanda. “O nosso grande objetivo hoje é, exatamente, mostrar pra sociedade picoense a importância do axé que tem nas casas de Umbanda de Picos”.

O encontro foi realizado no auditório da Câmara Municipal de Picos.