Entre os prêmios, estão medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas, kits didáticos e até mesmo bolsas de estudo em Programas de Iniciação Científica Jr. (PIC) em universidades.

1.748 alunos participaram da primeira fase da 13º edição da Obmep em Picos

CCOM / quinta-feira, 8 junho , 2017

 

As provas da primeira fase da 13º edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, Obmep, tiveram início na tarde desta terça-feira em todo país e foram aplicadas para estudantes do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio.

“A Obmep contribui para estimular o estudo da Matemática em todo país. Escolas que participam ativamente da competição apresentam uma melhora no desempenho de seus alunos na Prova Brasil, nós trabalhamos para que nossos alunos se destaquem na competição e se empenhem cada vez mais”. Pontuou Rosilene Monteiro, Secretária de Educação de Picos.

A novidade para esta edição é que a competição não será aplicada somente para alunos oriundos de escolas públicas, como acontecia nos anos anteriores, se estenderão também para estudantes de escolas privadas, com 4.472 inscritos em todo país.

Cada escola inscrita na Obmep 2017 vai aplicar e corrigir as provas, seguindo as instruções e os gabaritos elaborados pelo Instituto de Matemática Pura e Aplicada, Impa, que realiza a olimpíada.

Rodrigo Passos, alunos do 7º ano e classificado na edição de 2016. Foto: Gilciene Monteiro

A prova é composta de 20 questões de múltipla escolha. Os alunos classificados nessa etapa farão a 2ª fase, discursiva, prevista para o dia 16 de setembro. A olimpíada teve 2h e 30min de duração, e são caracterizadas em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: Nível 01 – alunos do 6º ou 7º ano do Ensino Fundamental; Nível 02 – alunos do 8º ou 9º ano do Ensino Fundamental; e Nível 03 – alunos de qualquer ano do Ensino Médio. Ao todo 1.748 alunos participaram da primeira fase, sendo 1.020 do nível 01 e 728 do nível 02.

Entre os prêmios, estão medalhas de ouro, prata e bronze, menções honrosas, kits didáticos e até mesmo bolsas de estudo em Programas de Iniciação Científica Jr. (PIC) em universidades.

Rodrigo Passos, aluno de 7º ano da Escola Municipal Padre Madeira, classificado na edição de 2016, está confiante e garante uma boa classificação para este ano. “Eu me dediquei muito, estudei bastante, quero ganhar a competição, e acredito que vou conseguir”. Frisou o aluno.

Em 2016

No município de Picos mais de 1600 alunos foram inscritos no ano passado. Ao todo 31 escolas participaram das olimpíadas.

Quem será premiado?

Alunos, professores, escolas e secretarias de educação de municípios que se destacam em virtude do desempenho dos alunos.