Abuso contra Crianças e Adolescentes

18 de maio: SMS marca a luta contra o abuso sexual de crianças com integração de rede de atendimento aos menores

O Secretário Aldo Gil de Medeiros integrou órgãos da SMS criando uma rede ampliada de proteção.

/ CCOM / terça-feira, 18 maio , 2021

O Dia “D” de Combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, nesta terça, 18/05, tem sido marcado por eventos alusivos à luta contra qualquer forma de violência contra os menores de idade, em especial no âmbito da convivência doméstica, onde, segundo estatísticas, silenciosamente, mais comumente crimes desta natureza são encontrados.

O agressor geralmente é parente da vítima, que sofre coação física e psicológica para não denunciar e vive aterrorizada.

Vítimas indefesas

Casos recentes, de grande repercussão nacional, como do menino Henry Borel, de apenas 4 anos, que sofreu abusos e violência até a morte, a despeito de conviver com a própria mãe, que também responde a processo pelo crime, e que não teve ninguém que o defendesse dos maus tratos provocados pelo padrasto, chocam o país e acendem o sinal de alerta sobre essa questão. Esse caso reverbera a importância de se discutir e implantar, por todos os órgãos públicos, práticas que possam efetivamente proteger essas pequenas vítimas.

Em Picos

Na tarde de hoje o Secretário Municipal de Saúde, Aldo Gil de Medeiros, assinou  os termos de cooperação do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), PAIM (Pronto Atendimento Infantil Municipal) e CLISAM (Clínica de Saúde da Mulher), para criar uma rede de atendimento e acompanhamento de menores que sofreram abusos sexuais e/ou violência doméstica.

Secretário de Saúde, Aldo Gil de Medeiros

O Secretário Aldo Gil comentou sobre a importância dessa integração:

“Estamos avançando no combate à exploração sexual e à  violência doméstica que tantas sequelas imprimem à alma de nossas crianças e adolescentes, fortalecendo essa rede de atendimento para estarmos prontos para identificar situações suspeitas, diagnosticar e denunciar quando for o caso, para que possamos preservar a saúde física e mental de nossos menores, protegendo-os de qualquer tipo de violência, para que cresçam saudáveis e aptos a se tornarem cidadãos felizes e de bem”.

Cada ponto de apoio terá suas responsabilidades delimitadas de acordo com a designação de sua atuação, como se depreende dos documentos abaixo:

Doc May 18 2021

O Secretário assinou os documentos necessários à reformulação da rede municipal de proteção à criança e ao adolescente, no âmbito da SMS,  visando articular políticas públicas unificadas e ampliadas para evitar que casos desta natureza passem desapercebidos e possam ter o encaminhamento necessário para defender a integridade física, psicossocial e a vida desses menores.