Merenda escolar de qualidade

Alimentação escolar de qualidade estimula o conhecimento e favorece o desempenho dos alunos em sala de aula

CCOM / quarta-feira, 27 março , 2019

Uma alimentação escolar de qualidade é fundamental para o desenvolvimento físico e mental dos alunos, pois promove uma melhor aprendizagem. O aluno  bem alimentado está mais apto a assimilar idéias e formar pensamentos com maior rendimento escolar.

“Diversos estudos comprovam que há relação direta entre alimentação de qualidade, comportamento e aprendizagem. Sem dúvida que uma boa alimentação pode ser determinante na absorção de conteúdos e na concentração dos alunos”. Frisou a nutricionista, Helionildes Bizerra.

Pensando nisso a Secretaria Municipal de Educação juntamente com uma equipe capacitada de nutricionistas preparam o cardápio que é oferecido nas 62 escolas do município.

O cardápio é reformulado todo mês e atende a uma determinação do FNDE. Uma das preocupações da Secretaria é que não falte alimentação escolar e que os nutrientes importantes e necessários sejam consumidos pelos escolares.

“Os agricultores familiares participam da chamada pública, e dentro desse processo existem cláusulas que capacitam o fornecedor a se adaptar a critérios de qualificação dos produtos a serem entregues nas escolas, para garantir a oferta de produtos de qualidade na quantidade certa. Nos preocupamos com a aprendizagem e também com a saúde de nosso alunado”. Lembrou a Secretária de Educação, Rosilene Monteiro.

O cardápio é bem variado, entre os alimentos oferecidos pela secretaria os alunos podem saborear frutas como mamão, melancia, manga, caju, melão, banana e acerola (suco). Entre os legumes e outros alimentos a secretaria disponibiliza a abóbora, macaxeira, batata inglesa e doce, tomate, cheiro verde, pimentão, arroz, feijão, carnes, flocos de milho, iogurte, leite, biscoitos e pães.