Prefeito de Picos determina ações rápidas para prevenir e diminuir danos causados pelas chuvas

Chuvas acima da média em Picos causam transtornos e Prefeitura age com rapidez para minimizar danos

CCOM / sexta-feira, 22 janeiro , 2016

Padre Walmir; Secretário de Obras, Iata; Secretária de Governo, Maria Santana e Arimatéia, Coordenador de Projetos

Depois de anos de estiagem, muitos municípios brasileiros foram surpreendidos com um volume de chuvas bem acima da média esperada para o mês de janeiro desse ano.

Em Picos, geograficamente uma cidade que se localiza entre rios e morros, o que dificulta naturalmente o escoamento das águas da chuva, não foi diferente.

Apesar do grande alívio para os agricultores, as águas têm levado lama e entulho para ruas e avenidas, o que tem exigido esforço redobrado  do Poder Público Municipal para manter galerias desobstruídas e vias transitáveis e limpas.

O Secretário de Obras, Iata Rodrigues, afirmou que recebeu determinação do Prefeito, Padre Walmir Lima, para agir rapidamente tanto em ações preventivas, quanto emergenciais, como foi o caso do alagamento ocorrido há exatos quinze dias, no local conhecido como “Cái N’Água”, no bairro Junco:  “O Prefeito não mediu esforços para que pudéssemos agir rapidamente para socorrer as famílias e desobstruir a galeria por onde a água da chuva deve escoar, quebramos uma parede que cobria parcialmente a galeria e fizemos tudo para que o alagamento não se repetisse. Mesmo com todas essas ações que começaram no mesmo dia, nosso cuidado tem sido redobrado e, para se ter uma ideia, nesses últimos três dias, tenho pessoalmente passado em horários diversos, 3, 4, 6 horas da madrugada e a partir das 8 horas da noite, no local para verificar se as águas estão escoando, e estão, sinal de que trabalhamos com eficiência para sanar um problema de décadas” disse Iata.

O Secretário também esclareceu que tem efetuado serviços de manutenção, desobstrução e prevenção em vários outros pontos da cidade, como em locais onde pedras soltas tombaram, no Morro da Mariana;  no bairro Ipueiras, onde se procura alternativa para o escoamento das águas por causa de várias construções na PI Picos –Bocaina; além de ações na Rua São Sebastião, em especial na esquina com a Rua Francisco Prota; na  Aroeira do Matadouro onde duas crateras se abriram próximo ao Riacho dos Macacos; na Rua Santiago, no Morro da AABB;  na Rua 3 de Maio, entre outras localidades.

“A Secretaria de Obras, a de Limpeza e o Prefeito, estão comprometidos em estar presentes para minimizar sofrimentos e prejuízos. Não iremos resolver tudo, são problemas antigos e crônicos na nossa cidade, mas estamos dando todo o suporte ao povo e realizando o trabalho necessário para evitar danos.” Concluiu Iata.

Avenidas Laterais da BR 316

Sobre as avenidas que margeiam a BR 316, cuja deterioração de muitos anos aumentou com as chuvas desse mês, o Secretário explicou que,  mesmo sendo o DNIT o órgão encarregado da manutenção e recuperação das vias, o prefeito Padre Walmir, solicitou que seja feita uma ação emergencial pelo próprio município, para proporcionar aos cidadãos um mínimo de segurança e conforto, enquanto passam as chuvas. “Já existe um projeto no DNIT e estamos pressionando para que seja colocado em prática o mais rápido possível porque entendemos que a situação das duas laterais é caótica, mas até a próxima semana estaremos realizando uma ação naquele local para minimizar o problema” finalizou Iata.